Connect with us

GERAL

Com déficit de 2 mil professores, estudantes estão sem aulas no Piauí

Publicado

em

As escolas públicas estaduais do Piauí possuem um déficit de dois mil professores. A situação foi denunciada recentemente ao Ministério Público Estadual pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI). A falta de docentes nas salas de aula é provocada, em parte, pelo fato de muitos professores estarem servindo outros órgãos.

A presidente do SINTE-PI, professora Odeni de Jesus, lembra que em 2014 a Seduc-PI  fez um concurso para professor e convocou apenas 635 aprovados, preenchendo o restante das vagas com os substitutos.  “A situação é caótica, há um total desrespeito com a Educação Pública Estadual, há milhares de alunos sem aula por falta de professores”, desabafa a educadora.

Em ofício encaminhado ao Ministério Público do Piauí na última sexta-feira, são discriminados diversos casos que demonstram o descalabro denunciado pelo sindicato, entre os quais, o da U. E. Professor João Soares da Silva, no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina, na qual os alunos foram liberados devido à falta de professores.

No interior do Piauí, a situação é ainda mais grave. Em Dom Inocêncio-PI, a falta de professores tem deixado muitos estudantes da Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues preocupados com o futuro do ano letivo. Segundo eles, faltam docentes em diversas disciplinas e algumas turmas estão sendo liberadas mais de duas horas antes do horário normal.

No município de Picos-PI, a falta de professores e irregularidades nas escolas estaduais motivou estudantes recorrerem ao Ministério Público para garantir o ano letivo.

Publicidade

A secretária estadual de Educação, Rejane Dias, reconhece e problema e garante que está buscando soluções. “Não é fácil. São nove mil professores, 670 escolas. É uma logística muito grande. E quando a gente termina de organizar, um pede uma transferência, uma disposição e lá se vai a organização”, explica a gestora.

Rejane Dias já anunciou a convocação de 4,3 mil professores. “Chamamos mais 665 professores do concurso e vamos chamar mais 3.700 do teste seletivo que vão substituir os professores que vão assumir cargos de escola, como direção, coordenação, ou gerente da GRE, ou estão de licença”, explicou.

 

Fonte: Acesse Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS