Connect with us

GERAL

Com mananciais sem água e mais três anos de seca, situação se agrava no PI

Publicado

em

Em 2013, o Nordeste registrou a pior seca dos últimos 50 anos. E de acordo com a secretária estadual de Defesa Civil, Simone Pereira (foto abaixo), a tendência é que a situação piore. “Segundo informações da Defesa Civil Nacional existe a previsão de mais três anos de seca, em conseqüência de um novo fenômeno El Niño.”, revela

Até agora, 211 municípios decretaram situação de emergência no Estado, mas somente 201 foram reconhecidos pelo Governo Federal. Uma das soluções para amenizar a situação da população do semiárido piauiense é a distribuição de água com a Operação Carro Pipa. Mas desde o ano passado, segundo a secretária, o Piauí não recebe recursos do Governo Federal para este fim.

“Desde o ano passado o Governo Federal não repassa nenhum recurso para a Operação Carro Pipa no Piauí, que atendia a 94 municípios. Para que a população não sofresse, o governador assumiu a Operação, que tem custado cerca de R$ 2 milhões para o tesouro estadual”, explica Simone Pereira.

A Secretária alerta ainda, que a situação tem se agravado com a escassez da chuva. “Os mananciais que abastecem os carros-pipa estão secando, um exemplo é o açude Tiririca no município de Jaicós. Uma solução imediata para amenizar a situação é a perfuração de poços”, explica.

Açude Tiririca em Jaícós. Foto: CidadesNaNet

Simone Pereira informou também que o Estado está tentando obter recursos com o Governo Federal para fazer as perfurações, mas sem sucesso. “Temos buscado junto ao Governo Federal recursos para perfurar os poços, mas o que conseguimos até agora foram somente promessas. O que parece é que estão fazendo retaliação ao Piauí, com um assunto tão sério que é falta de água”, assevera.

Publicidade

Fonte: Portal az

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS