Connect with us

GERAL

Com novo ciclo, Mais Médicos deve chegar a 280 profissionais no Piauí

Publicado

em

O terceiro ciclo do Programa Médicos, que incluirá 2.890 profissionais em todo o Brasil, vai garantir o atendimento integral de toda a demanda apresentada pelos municípios do Piauí. Segundo o Ministério da Saúde, com a conclusão da nova etapa, o Piauí deve chegar a 280 médicos no estado, atendendo em 182 cidades.

A última etapa do programa contemplou 66 municípios do Piauí com 70 vagas para médicos formados no Brasil ou com registro profissional em outros países. Com isso, está zerada a demanda apresentada pelas cidades do estado. Os brasileiros do 3º ciclo começaram a se apresentar aos municípios no dia 3 de fevereiro e têm até esta quarta-feira (12) para iniciar as atividades.

Os dados fazem parte da balanço divulgado pelo MS com relação ao 3º Ciclo do Programa, que contará com a atuação de 2.890 profissionais. O grupo é formado por 890 médicos selecionados por meio de inscrições individuais e dois mil médicos cubanos provenientes da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), chamados para preencher as vagas não ocupadas por candidatos brasileiros e demais estrangeiros.

“Atingir, já no terceiro ciclo, 100% da demanda nos municípios pobres é um feito muito significativo desta parceria entre o governo federal, os governos estaduais e os demais ministérios envolvidos, em participar o Ministério da Educação. Essa ampliação, já identificada num curto espaço de tempo, do acompanhamento de diabéticos e hipertensos vai impactar no número de internações que são evitáveis na atenção básica”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Os profissionais do programa recebem bolsa formação de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados.

Publicidade

 

 

Fonte: G1

Facebook

MAIS ACESSADAS