Connect with us

GERAL

Concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí tem edital relançado

Publicado

em

Foi divulgado nesta terça-feira (12) o edital do concurso para o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBM), para preenchimento de 110 vagas de soldado, sendo 100 destinadas ao público masculino e 10 ao público feminino. O documento, na verdade, é a retificação do edital nº 001/2014, concurso que acabou sendo anulado após a descoberta de fraudes por parte de uma organização criminosa desarticulada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil (GRECO), durante a Operação Veritas. Confira aqui o edital.

Em conversa com o PortalODia.com, o major Veloso, porta-voz do Corpo de Bombeiros, explicou que todos os candidatos que estavam regularmente inscritos no concurso de 2014, exceto os envolvidos na fraude, já estão automaticamente inscritos neste novo concurso. Aqueles candidatos que fizeram a seleção em 2014 e não quiserem participar novamente agora, poderão pedir o ressarcimento do valor pago pela inscrição na época.

“As etapas da seleção serão nos mesmos moldes do edital anterior: uma prova escrita objetiva de caráter classificatório, provas de aptidão física e psicológica de caráter eliminatório, exames médicos e a investigação social da vida do candidato, na qual serão avaliados pontos como processos na Justiça e toda a conduta anteriormente adotada. A última etapa é justamente o curso de formação, onde os aprovados irão aprender técnicas de salvamento, resgate e primeiros socorros”, explica o major Veloso.


O major José Veloso dá detalhes de como será realizado o concurso (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Cronograma

As inscrições para o concurso do Corpo de Bombeiros, conforme o edital, iniciam no próximo dia 18 e seguem até o dia 06/10 e poderão ser feitas no endereço http://nucepe.uespi.br. O valor da inscrição é R$ 70,00 a ser paga mediante boleto bancário no máximo até o dia 09/10. O resultado das inscrições deferidas sai no dia 17/10.

Publicidade

A prova escrita objetiva e a prova dissertativa estão previstas para acontecer no dia 19/11. O resultado da prova objetiva sai até o dia 05/12 e o da prova dissertativa, no dia 12/12. Para os aprovados na primeira etapa, os exames médicos estão previstos para acontecer entre os dias 08/01 e 10/01 de 2018. O teste de aptidão física terá lugar entre 22/01/18 e 26/01/18. Os exames psicológicos acontecem em 25/02/18 e a etapa de investigação social do dia 27 ao dia 28/03/18. O resultado final do concurso dos Bombeiros está previsto para ser divulgado no dia 26/04/18.

Segurança

O Corpo de Bombeiros do Piauí entende que com o edital sendo relançado com as devidas retificações, as chances de haverem fraudes ou problemas durante a execução do cronograma reduz bastante. Segundo o major Veloso, o rigor da seleção será redobrado para evitar que “criminosos disfarçados de candidatos tentem burlar o sistema”. Toda a execução do certame é de responsabilidade do Nucepe.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS