Connect with us

GERAL

Conheça os nutrientes que ajudam a combater a asma

Publicado

em

Quem convive com ela, sabe o quanto é desafiador. Afinal, a melhor amiga passa a ser uma bombinha de ar. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão de um asmático é mais sensível que o de uma pessoa saudável. Um simples vento frio pode ser suficiente para desencadear uma crise.

Segundo especialistas, nenhum alimento consegue isoladamente prevenir ou piorar as crises, mas existem nutrientes que ajudam o sistema respiratório a funcionar melhor e contribuem na prevenção.

Vitamina D

A falta desta vitamina pode auxiliar para o aumento de massa muscular nos brônquios, fazendo com que eles se contraiam tornando a respiração mais difícil. É comum a pessoa com asma ser deficiente em vitamina D. O uso de corticoides para o tratamento da asma pode diminuir os níveis deste nutriente. Pode ser encontrada na gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixe, como cavala, salmão e arenque.

Vitamina C

Publicidade

A ingestão ameniza a inflamação e estabiliza a libertação de histamina (substancia vasodilatadora responsável pelas crises de asma). É comum os portadores de asma apresentarem uma deficiência na vitamina, mas a ingestão é recomendada somente na alimentação. Está presente em frutas como laranja, limão, tangerina, kiwi, acerola, abacaxi, morangos, além de espinafre, agrião, alface, repolho, rúcula, alho e cebola

Vitamina A

Além de fortalecer o sistema imunológico, regula o crescimento e a regeneração de vários tecidos e células do trato respiratório. Também monitora a função pulmonar, ajudando na produção de muco para expelir partículas, deixando o pulmão menos vulnerável a infecções. São fontes: fígado, ovo, manteiga, talos de verduras e legumes amarelos e vermelhos como a cenoura.

Vitamina E

É um antioxidante que ajuda no combate aos processos inflamatórios desencadeados pela asma. É encontrada no gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos.

Publicidade

Ômega 3

Sua ingestão irá inibir a produção de prostaglandinas, substância broncoconstritora associada a alergias respiratórias – desta forma, combate as inflamações e melhora a função respiratória. Está presente em peixes de água fria, linhaça e gérmen de trigo.

Magnésio

Promove o relaxamento muscular em períodos de crise de asma. A ingestão durante a dieta vai facilitar a broncodilatação, melhorando o quadro respiratório e as funções pulmonares. São fontes: oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, frutos do mar, vegetais e folhar verde-escuras.

 

Publicidade

 

Fonte: Estadão Conteúdo


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS