Connect with us

GERAL

Conselho de Cultura propõe nome de Niède Guidon ao aeroporto de São Raimundo Nonato

Publicado

em

O nome da arqueóloga Niède Guidon pode ser o escolhido para nomear o aeroporto do município de São Raimundo Nonato (517 Km de Teresina), ainda em fase de construção. A proposta foi apresentada ontem (11) em reunião do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, como uma forma de homenagear a pesquisadora que tem se dedicado integralmente às pesquisas nos sítios arqueológicos da região. Ela, contudo, discorda da homenagem.

O conselheiro Severino dos Santos informou que essa foi a forma encontrada para homenagear a arqueóloga, que desde os anos 70 realiza pesquisas em torno de vestígios que indicam a chegada dos primeiros homens ao continente americano. O professor Cinéas Santos realizou a proposição ao Conselho, que é presidido pelo escritor Manoel Paulo Nunes.

“Debatemos a sugestão no conselho ontem e vamos encaminhar essa sugestão ao governo estadual para que seja aceito ou não. Encontramos assim uma forma de fazer uma homenagem a ela, que contribuiu não só para o surgimento do aeroporto mas para o crescimento de toda a região, foi ela que apresentou o Piauí ao mundo”, informou Severino.

A pesquisadora, contudo, classifica a iniciativa como uma “besteira”. Segundo ela, seu nome não diz muito a respeito do local, que ela destaca que merece ser conhecido por todo o mundo.

“Isso eu acho besteira, meu nome não quer dizer nada para o local, o aeroporto tem que se chamar Serra da Capivara. Caso me perguntem, é isso que vou sugerir, acho muito mais válido”, declarou ela ao Cidadeverde.com.

Publicidade

Niède comentou ainda que as obras no aeroporto continuam a passos lentos e que embora a pista de pouso esteja pronta, muito ainda falta a ser feito.

“Há muitos problemas ainda, tem movimentação de turistas na região mas muito menos do que poderia caso já estivesse com o aeroporto pronto. A fiação está exposta e não tem energia elétrica nem água. Além disso, o acesso pelas estradas não é bom, as estradas são muito ruins”, disse.

A proposta segue para o governo do estado na próxima semana, que deverá decidir sobre a sugestão. O Conselho enviou mensagem a Niède, informando da sugestão, mas ainda não obteve resposta oficial.

O aeroporto

Construído na zona rural do município de São Raimundo Nonato, região Sudeste do Piauí, o aeroporto deverá garantir cerca de 5 milhões de turistas por ano na Serra da Capivara e possui pista de decolagem de mais de 1,6 mil metros. Apenas a pista teve custo estimado em R$ 7 milhões. A própria Niède Guidon chegou a destinar R$ 100 mil para as obras do aeroporto, que já se arrastam há mais de dez anos entre inúmeras denúncias de irregularidades.

Publicidade

 

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS