Connect with us

GERAL

Construção Civil lidera acidentes de trabalho em Picos

Publicado

em

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), regional de Picos, investiga e avalia os locais de trabalho para detectar os possíveis riscos e periculosidades que possam causar dano para a saúde do trabalhador.

De acordo com a coordenadora do órgão, Maria Teresa, a maioria dos acidentes de trabalho são subnotificados na cidade, assim como em todo o Estado.

“A notificação é feita na unidade onde o trabalhador é atendido. A partir disso é feita a investigação o relacionando com a causa, buscando um nexo. Temos uma ficha de notificação no sistema de informação. Em Picos a área em que são mais constatados acidentes de trabalho é a construção civil”, explicou a coordenadora.

De acordo com a legislação, o acidente de trabalho é definido como aquele que ocorre pelo exercício da função a serviço da empresa, podendo provocar lesão corporal ou até mesmo a morte. Ele também pode causar a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Detectado o acidente de trabalho, o CEREST vai até a empresa ou instituição em busca de aferir como estão sendo realizadas as atividades, e se constatadas falhas, realizar uma intervenção em prol da saúde do trabalhador.

Publicidade

Assim que for notificada do acidente, cabe à empresa comunicá-lo à Previdência Social no primeiro dia útil seguinte ao ocorrido, por meio de um documento chamado Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).

Todos os trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício, são beneficiários das ações do CEREST. “Nossas visitas e inspeções não possuem caráter punitivo e sim educativo”, ressaltou Maria Teresa.

A equipe do CEREST é multiprofissional e conta com profissionais nas áreas de nutrição, medicina, fisioterapia, assistência social, direito e enfermagem.

Dados

 O Picos 40 Graus buscou a Coordenadoria Municipal de Vigilância Epidemiológica, através da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, porém, não obteve os dados relacionados aos números de acidentes de trabalho notificados em Picos.

Publicidade

Fonte: Picos40Graus | Foto: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS