Connect with us

GERAL

Consumo de energia em outubro deve crescer 12%, apesar do reajuste

Publicado

em

O assistente da Diretoria Comercial da Eletrobras Piauí, José Ancelmo, explicou que até o dia 28 de setembro todas as contas de energia do Estado estarão integralizadas no reajuste de 25%. Em entrevista ao Notícia da Manhã, ele recomendou o “uso adequado” dos aparelhos que dependem de eletricidade.

“O reajuste foi estabelecido há muito tempo e é um direito das concessionárias, garantido por lei. É anual e a data de aniversário é 28 de agosto. No Piauí, essa data coincide com o aumento do consumo, que em outubro é de 12%”, explicou Ancelmo.

O assistente da direção ressaltou que quem estabelece a tarifa não é a Eletrobras e sim a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. “Os critérios são os mesmos que no ano passado reduziram nossa tarifa em 8%. Não temos o que fazer, apenas estamos repassando o aumento. A fórmula que reajusta tem duas vertentes. A primeira são os custos com ICMS e energia comprada e a segunda são os custos gerenciais. Esses últimos tiveram reajuste de apenas 1,62%”, esclarece.

Ancelmo afirmou que o consumidor terá que se adequar à nova tarifa. “Recomendamos que o consumidor use adequadamente os equipamentos elétricos para evitar o desperdício”.

Sobre o processo que a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, está movendo contra a Eletrobras, Ancelmo diz desconhecer qualquer notificação. A OAB questiona o aumento de 25% na tarifa, dada a má qualidade do serviço de abastecimento.

Publicidade

“Ainda não fomos notificados. Sabemos que a empresa tem deficiência, mas também não é da forma como estão dizendo. Além disso, estamos fazendo investimentos arrojados para melhorar os serviços”, finalizou.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS