Connect with us

GERAL

Cortes de verbas de 40% no Ibama preocupa para o combate aos incêndios no Piauí

Publicado

em

Ministério do Meio Ambiente autorizou o corte de verbas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No Piauí, a redução de 40% do orçamento preocupa para o combate aos incêndios florestais, que aumentam nesse período do ano.

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) é responsável pelo monitoramento de focos em todo o Piauí, através dos brigadistas, que atualmente são apenas 40 profissionais. Apesar do corte de verbas, o órgão pretende intensificar o trabalho de fiscalização no estado.

“Não sentimos o efeito do corte orçamentário. Mantemos o número de brigadistas, apesar de reduzido, mas o programa continua com sua meta de agir principalmente no combate emergencial naqueles locais de tutela da União”, declarou o diretor do Prevfogo, Gildênio Sousa.

O corte é um dos menores orçamentos da história, desde 2001. O valor de R$ 3,9 bilhões terá que ser dividido com o Ibama e mais 10 institutos nacionais. O anúncio da redução chegou junto com o período onde é registrado os maiores números de ocorrências do Piauí.

Pelo monitoramento do satélite, de janeiro até agosto foram registrados 1.831 focos de incêndio no estado. O Sudoeste é a região mais atingida, como a cidade de Jerumenha com 234 focos e Uruçuí com 228 registros.

Publicidade

Os números também estão aumentando na capital. De acordo com o Corpo de Bombeiros, somente este ano foram mais de 250 ocorrências. São cerca de 10 casos por dia e a expectativa é que o número aumento com a chegada dos meses mais quentes.

“A partir do segundo semestre nós tivemos um aumento de cerca de 80% do número de ocorrências. Quem tem terreno baldio deve efetuar a limpeza e as pessoas não jogarem lixo dentro dele. Uma simples garrafa quebrada pode causar uma queimada”, comentou o major Jullierme Christian.

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS