Connect with us

GERAL

Cresce o número de casos de dengue e saúde do Piauí está em alerta

Publicado

em

O crescimento do número de casos de dengue deixa a saúde em alerta no Piauí. A situação é mais preocupante em Teresina, onde surgem, em média, cinco novos casos por dia. Nas casas, o maior problema é a falta de proteção dos reservatórios de água. Segundo Amariles Borba, diretora da Vigilância Sanitária, com o atraso no tempo das chuvas a criação do mosquito se torna mais fácil.

“Com as chuvas cria-se bolsas de água em locais propicio o mosquito. A situação nesse momento é de total alerta na capital, pois centenas de pessoas já foram detectadas com dengue”, contou.

A comerciante Maria da Cruz foi uma dessas pessoas infectadas com a dengue. “Estava sentindo febre, dores pelo corpo e diarreia. Foram dois dias impossibilitados de trabalhar”, afirmou.

Na casa da mulher os agentes de endemias encontraram larvas de mosquito em um balde e na manilha usada para armazenar água. “A forma como o liquido é acumulado é que causa o problema. As vezes as pessoas não limpam os reservatórios e não tampam de forma adequada, propiciando o aumento do mosquito”, explicou Celmar Santos.

Segundo o mapa da dengue divulgado pelo Ministério da Saúde, 26 municípios estão em alerta por causa da doença e três em situação de risco, Pio IX, Avelino Lopes e Campo Grande do Piauí, todos no Sul do estado. “Temos quatro vírus circulando, sendo do tipo um ao quatro e a chikungunya, todas provocadas pelo aedes aegypti”, alertou Amariles.

Publicidade

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS