Curso de formação prepara novos agentes penitenciários para atuarem no Piauí
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 12/02/18

Curso de formação prepara novos agentes penitenciários para atuarem no Piauí

A Academia de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen), órgão da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), está preparando 150 aprovados no último concurso público de agentes penitenciários para iniciarem a atuação na carreira em 2018.

O curso começou no início de janeiro e está previsto para finalizar em março. Os novos agentes penitenciários irão ajudar o Estado a suprir a necessidade atual de profissionais da categoria, bem como para os novos presídios em construção

O curso, de 580 horas/aula, tem disciplinas como Direitos Humanos, Execução Penal, Inteligência Penitenciária e Procedimentos e Rotinas Penitenciárias. A grade curricular é da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Agentes aprovados em concurso público participam de formação (Imagem: Thanando Fabrício)

Novos presídios

De 2015 a 2017, o Estado do Piauí inaugurou dois novos presídios: a Casa de Detenção de Altos, com 156 vagas, e a Penitenciária de Campo Maior, que tem 160 vagas.

Em 2018, o governo prevê inaugurar o maior estabelecimento penal do Piauí, a Cadeia Pública de Altos, que, após inaugurada, terá capacidade de 603 vagas. A obra está 65% concluída.

Também está em andamento a obra da Central de Triagem de Teresina (anexo da Casa de Custódia), com 160 vagas, e prevista a construção de novas penitenciárias em Oeiras e Bom Princípio.

Fonte: Oito Meia | (Imagem: Thanando Fabrício)

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Dilma Rousseff é eleita uma das mulheres de 2016 pela ‘Financial Times’

A ex-presidente Dilma Rousseff, afastada do cargo no final de agosto, em um processo de impeachment, foi eleita pelo jornal britânico Financial Times como uma das mulheres do ano. Dilma

GERAL

Dono de casa de shows em Teresina nega banner com festa de “rodízio de mulher”

O empresário Lucas Carvalho, proprietário da casa de shows 70 Drink’s, negou nesta segunda-feira (09) que seja autor do banner que promove uma festa com “rodízio” de mulher. Segundo o empresário

DESTAQUES

Com elevação dos rios, prefeito irá decretar estado de calamidade em Teresina

O prefeito Firmino Filho anunciou que irá decretar estado de calamidade em Teresina. A decisão se deve pela cheia do Rio Poti e das fortes chuvas que caem na cidade.