Datafolha: Metade acredita no hexa, e 64% aprovam trabalho de Tite
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 13/06/18

Datafolha: Metade acredita no hexa, e 64% aprovam trabalho de Tite

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Pesquisa Datafolha realizada na semana passada mostra que 48% dos entrevistados apontam o Brasil como favorito ao título da Copa do Mundo da Rússia.

Esse percentual, porém, já foi bem maior, por exemplo, às vésperas das Copas de 2014 (68%), no Brasil, de 2010 (64%), na África do Sul, e de 2006 (83%), na Alemanha, quando o time de Ronaldo, Ronaldinho, Adriano e Robinho naufragou nas quartas de final diante da França.

Segundo o levantamento, atrás do Brasil aparecem Alemanha (11%) e Argentina, Rússia, França e Espanha, todas com 2% –31% não souberam responder e 2% apontaram outra seleção como favorita.

“Não estou empolgado [com a Copa], muito pelo resultado da última [se referindo ao 7 a 1], mas vou assistir aos jogos. Naturalmente a empolgação pode aumentar conforme o time for vencendo as partidas”, diz o gerente de vendas Leandro Costa, 40.

Sobre o otimismo pelo título, o que se fala nas ruas também se vê no comando da seleção.

Nesta segunda-feira (11), em Moscou, o presidente da CBF, o coronel Antônio Carlos Nunes, disse ao comando da Fifa para já preparar a taça do hexacampeonato mundial. “Disse ao [Gianni] Infantino [presidente da Fifa] que ele pode preparar a taça para o Brasil. Quero levantar a taça.”

“Estou mais ou menos ansiosa para a Copa. Meus irmãos, que são mais fanáticos, estão mais que eu. No meu bairro, não pintam mais a rua como antes”, diz a recepcionista Tânia Ferreira, 29.

O favoritismo apontado para a seleção bate com a aprovação do técnico Tite, há dois anos no cargo. Ele assumiu a equipe após a sequência de fracassos de Dunga.

Entre os entrevistados, 64% consideram o trabalho do gaúcho de 57 anos como ótimo ou bom, contra 13% regular, 5% péssimo e outros 18% que não souberam opinar, percentual que também indica o desinteresse pela seleção.

A aprovação atual de Tite (64%) supera a de Luiz Felipe Scolari (51%) antes do Mundial de 2002, quando levou o penta no Japão, os 49% de Dunga em 2010 e os 62% de Parreira em 2006. Fica atrás, porém, dos 68% de Felipão antes do Mundial do Brasil, em 2014.

Segundo a mesma pesquisa, 53% dos brasileiros afirmam não ter nenhum interesse pelo Mundial. No final de janeiro, o índice de desinteressados era 42%. O Datafolha ouviu 2.824 pessoas em 174 municípios na quinta (7) e sexta-feira (8), e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Comitê Olímpico dos Estados Unidos se desculpa com o Rio e os brasileiros

Por meio de um comunicado oficial, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos se manifestou na noite desta quinta-feira sobre a polêmica envolvendo os nadadores Ryan Lochte, Gunnar Bentz, Jack Conger

GERAL

Homens invadem residência e roubam dinheiro e pertences de família na divisa de São Julião com Vila Nova

Dois homens armados invadiram uma residência na madrugada desta terça-feira, 19 de junho, na localidade Lagoa Cumprida, situada na divisa dos municípios de São Julião – PI e Vila Nova

GERAL

Cisternas garantem cultivo no semiárido piauiense

Cisternas com capacidade de armazenamento de 52 mil litros de água, que estão sendo fincadas no solo de municípios do semiárido do Piauí, garantem irrigação para o cultivo de frutas