Connect with us

GERAL

Delegada faz alerta para falsas promoções na internet

Publicado

em

Os criminosos virtuais veem nas redes sociais uma excelente plataforma para aplicar golpes e prejudicar os usuários. O mais recente golpe consiste em um link que oferece falsos kits de cosméticos em comemoração à data dos namorados.

O golpe ocorre da seguinte forma:  Quando a pessoa recebe o link, o usuário é encaminhado para responder uma rápida pesquisa. Depois disso, é induzido a compartilhar, como forma de convite, a 5 contatos ou grupos do aplicativo de mensagens. Após esta etapa, outro perigo evidente, o usuário é induzido a fornecer os dados pessoais e finalmente ele é direcionado a páginas falsas para realizar downloads de aplicativos infectados com malwares com intuito de causar danos no aparelho e roubar dados.

A delegada Adília Klein explica que esse tipo de crime utiliza a “engenharia social”, na qual induz o usuário a clicar em links e o encaminha para outros conteúdos. Outra coisa importante é quanto ao código de verificação que muitas pessoas recebem.

“Às vezes você recebe no celular a atualização de aplicativo, seja ele do banco, ou de sites como OLX. Mas essas empresas não costumam utilizar essas promoções”, disse.

No Facebook, também têm surgido links patrocinados com ofertas de produtos de lojas famosas que oferecem descontos suspeitos, alguns até superiores a 70%. Especialistas alertam,  que é preciso desconfiar de promoções como estas. Neste caso, o usuário é conduzido ao site semelhante ao original, e ao reunir dados bancários, criminosos utilizam as informações para realizar compras, passando-se pelo usuário.

Publicidade

A delegada Adília Klein adverte aos usuários: “Se você quer ir em uma loja específica, vá no site oficial. A orientação é que não clique em link que você não tem conhecimento da origem”, disse.

Fonte: Meio Norte


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS