Connect with us

GERAL

Desvio de conduta são cada vez mais comuns entre policiais e delegados

Publicado

em

O delegado da Polícia Civil preso nessa quarta-feira (19) em Teresina responde por cinco inquéritos e três processos administrativos. Casos de desvio de conduta são comuns e muitos seguem sob investigação.

Na sala da corregedora da polícia civil, não faltam processos. Só no ano passado, foram instaurados 223 procedimentos administrativos disciplinares. Segundo a corregedora Fernanda Paiva, nos últimos cinco anos, 78 pessoas, entre policiais e delegados civis, receberam advertência, 92 foram suspensos e 23 foram demitidos.

“Todo fato que for praticado, que não esteja de acordo com a lei, ele tem que ser investigado e se for comprovado o policial tem que ser punido e a pena vai depender do crime e do enquadramento”, disse a corregedora.

O caso mais recente é o do delegado Clayton Doce. De acordo com James Guerra, delegado geral da Polícia Civil do Piauí, ele responde por cinco inquéritos policiais, sendo eles por extorsão, tráfico de drogas e dois por corrupção. O quinto inquérito deu origem à prisão dele nessa quarta-feira.

“Eram a respeito de documentos falsificados pelo delegado e utilizados para prestação de contas junto a Secretaria de Segurança. Já houve o indiciamento, pois a promotoria ofereceu a denuncia, o juiz recebeu e decretou a prisão preventiva dele”, contou James.

Publicidade

Essa acusação motivou também a abertura de um dos três processos administrativos que ele responde. Os demais são por desvio de energia elétrica de um apartamento vizinho ao dele e o uso indevido da viatura da polícia.

 

 

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS