Connect with us

GERAL

Detentos fazem o Enem e são aprovados na Universidade Federal do Piauí

Publicado

em

Os internos Ideraldo Leite da Silva, da Penitenciária Vereda Grande, em Floriano, e Elidiane Barbosa, da Penitenciária Feminina de Teresina, foram aprovados para o curso de Pedagogia na Universidade Federal Piauí (UFPI) por meio do Exame Nacional do Ensino Médio. Outros dois reeducandos do sistema prisional atingiram média superior a 450 pontos e garantiram o certificado de conclusão do Ensino Médio.

A reeducanda Elidiane Barbosa obteve 592 pontos de média geral e garantiu índice para aprovação. Ela fala do nível da prova e do tema da redação do Enem nas unidades prisionais, que tratou sobre a valorização do professor.

“Para mim, foi difícil falar sobre o tema e até achei que minha nota poderia ser melhor se o assunto fosse outro. Já o nível da prova foi bem parecido com o exame aplicado para os demais estudantes, com questões de médio e alto grau de dificuldade”, analisa.

Dados da Coordenadoria de Ensino Prisional da Secretaria de Justiça apontam que o sistema penitenciário do Piauí tem, atualmente, cerca de 600 pessoas estudando nos níveis fundamental e médio. Esse número é o triplo do que se encontrava em termos de serviços educacionais em 2014, quando apenas 160 internos tinham acesso ao ensino.

Para o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, a verdadeira revolução só se faz com livros. “Promovemos ações de ressocialização e humanização pela educação, trabalho, apoio espiritual e outros benefícios aos detentos, além das próprias melhorias estruturais que temos buscado para as unidades. Queremos garantir oportunidades para aqueles que querem mudar”, destaca o secretário.

Publicidade

O Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade foi realizada nos dias 1º e 2 de dezembro em 13 unidades prisionais do Piauí. Ao todo, 223 detentos se inscreveram para fazer a prova em 2015.

 

O Olho

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS