Connect with us

GERAL

Detran exige índice de aprovação de 60% em autoescolas do Piauí

Publicado

em

Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), responsável por acompanhar o índice de aprovação dos alunos de autoescolas de todo o Estado, passará a exigir a média de 60% em aprovação nos exames teóricos e práticos. As autoescolas que não atingirem a média poderão deixar de ser credenciadas pelo órgão.

De acordo com Venâncio Cardoso, diretor de habilitação do Detran-PI, a medida serve como um incentivo para que as autoescolas busquem melhorias na estrutura e no ensino e, consequentemente, formem melhores condutores.

“As escolas que perdurarem o ano todo com o índice abaixo do esperado podem ter dificuldades na hora da renovação e até perder o credenciamento. O Detran vai fiscalizar para saber o motivo do baixo índice de aprovação”, explica Venâncio Cardoso.

O Detran vai intensificar também a fiscalização nas autoescolas. “Nossa meta é fazer com que condutor tenha uma boa formação. Para isso, a autoescola necessita ter instrutores qualificados, veículos novos e em bom estado, uma boa estrutura física e acessibilidade, e que o aluno cumpra realmente a carga horária”, afirma o diretor de habilitação do órgão.

O diretor acrescenta que os condutores formados em uma autoescola que possui esse itens estará capacitado para tornar o trânsito mais harmônico, evitando assim acidentes. “Todos esses indicadores são os principais requisitos para que o número de aprovação aumente e isso gera também melhores condutores, resultando em um trânsito mais seguro”, ressalta o diretor de habilitações.

Publicidade

Segundo Venâncio Cardoso, um levantamento inicial apontou que muitas escolas do Estado estão com índices abaixo da média. “Inicialmente a gente vai chamar os diretores de ensino e diretores gerais para que eles proponham ao órgão um planejamento de como melhorar esse índice de aprovação. A partir do mês de agosto é que vamos implantar efetivamente e divulgar o ranking das autoescolas e exigir o cumprimento dessa medida”, finaliza.

 

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS