Connect with us

GERAL

Devido a seca campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada

Publicado

em

A campanha de vacinação contra febre aftosa no Piauí foi prorrogada devido a seca e segue até o dia 31 de dezembro para o criador vacinar seu rebanho e até o dia 10 de janeiro para fazer a declaração, que é a certificação da vacinação no escritório da Agância de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). A meta da campanha é vacinar um milhão e 700 mil cabeças de gado, até o momento 60% do objetivo já foi alcançado.

O gerente de defesa animal da Adapi, José Idílio Moura, explicou que o criadore que deixar de vacinar os seus animais poderá ser multado.

“Na realidade a campanha vai até o dia 10 de janeiro. Quem ainda assim deixar de vacinar o seu rebanho poderá ser multado, nossos fiscais irão aplicar um ato de infração e os criadores não poderão emitir o Guia de Trânsito Animal (GTA), que é um documento sócio-sanitário para o transporte de animais. A multa varia de acordo com a quantidade de animais na propriedade”, informou José Idílio Moura.

A justificativa para não adesãodos criadores à vacinação foi por conta da seca, “A meta não foi alcançada porque além de ter sido prorrogada teve essa seca. Os criadores estão aguardando chegar um período chuvoso para iniciar a vacinação dos seus animais. E por conta dessa estiagem pediram uma prorrogação e o Ministério atendeu”, ressaltou o gerente de defesa animal da Adapi.

A Adapi informou que não existe nenhum risco da febre aftosa voltar no Piauí, “Pelo contrário adquirimos recentemente reconhecimento sanitário junto ao Ministério da Agricultura e junto a Organização Mundial de Saúde Animal e estamos avançando na classificação. O objetivo da Adapi é quem sabe num futuro bem próximo o Piauí tornar-se livre de febre aftosa sem a necessidade da vacinação. Então trabalhamos para avançar na classificação e jamais para retroceder”, concluiu José Idílio Moura.

Publicidade

 

Vooz

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS