Connect with us

GERAL

Dia ‘D’ de combate ao Aedes Aegypti é realizado em Vera Mendes

Publicado

em

Nesta quinta-feira (14) a Prefeitura de Vera Mendes através das secretarias de Saúde e com o apoio da Educação e Assistência Social, promoveu o Dia “D” de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O evento integra a Semana de Combate ao Mosquito com o tema “#veramendesmosquitonão”.

A ação do Dia “D” foi iniciada às 7h30 com o mutirão pelas ruas da cidade, onde ocorreu a coleta de resíduos sólidos (lixo) e busca de focos do mosquito. O encerramento da atividade ocorreu na Escola Maria Vitória com a promoção de uma Gincana Cultural do Conhecimento e apresentações.

Pela manhã estiveram participando do Dia “D” de combate ao mosquito Aedes Aegypti as secretárias municipais: Gardênia Oliveira (Saúde), Elisângela Marques (Educação), Andreia Sampaio (Assistência Social), adolescentes do NUCA e alunos das escolas municipais Maria Vitória, José Antônio da Vera, Ginásio Municipal José de Andrade Maia.

Secretárias participaram de mobilização

A secretária de Saúde de Vera Mendes, Gardênia Oliveira, destacou que as ações de prevenção ao mosquito têm eliminado registros de dengue na cidade desde 2013.

Publicidade

 “A Secretaria de Saúde mais uma vez entra na campanha municipal de combate ao mosquito Aedes Aegypti, num ato de prevenção e que vem surtindo muito efeito. Desde 2013, o município de Vera Mendes não possui nenhum caso de dengue. No mutirão estivemos observando focos do mosquito, recolhendo lixo, orientando a população, visitamos os imóveis residenciais e comerciais, e ainda, colando adesivos de alerta contra o mosquito”, disse a secretária.

Gardênia Oliveira, secretária de saúde

Gardênia Oliveira ainda agradeceu o envolvimento das equipes das secretarias municipais que se envolveram no projeto. “Gostaria de agradecer todos os profissionais envolvidos, da Saúde, Educação, do Social, que ao longo da semana estiveram com atividades voltadas para a Semana de combate, deixando mais uma vez nosso município livre do mosquito e consequentemente, da doença”, concluiu.

Além do mutirão, uma das atividades que mobilizou a comunidade educativa foi a Gincana do Conhecimento. Os alunos participantes foram divididos em dois grupos, sendo a equipe 01 e 02, onde responderam a perguntas sobre o tema, dançaram, simularam atendimento médico, caça ao mosquito e apresentaram a quantidade da coleta de lixo durante o mutirão. A equipe 02 foi à vencedora da Gincana do Cultural do Conhecimento.

Atividades da gincana

Publicidade

No turno da tarde desta quinta-feira, nas escolas José Antônio da Vera, Ginásio Municipal e José de Sousa, localizada na Localidade Sítio do Meio, aconteceram palestras sobre a importância de combater o mosquito, além de atividades na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Veja imagens das palestras:

Imagens no SCFV:

Fonte: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS