Connect with us

GERAL

Dom Jacinto diz que Caminhada da Fraternidade é resposta de amor a Parada Gay

Publicado

em

A vigésima edição da Caminhada da Fraternidade de Teresina reuniu milhares de fieis nas ruas do centro da capital na manhã deste domingo (14). O ato de solidariedade reúne fieis de todas as paróquias da cidade e marca o calendário da campanha da fraternidade na capital. Na ocasião, Dom Jacinto Brito comentou os atos com símbolos cristãos realizados na Parada da Diversidade de São Paulo, na última semana.

Antes da caminhada, uma missa foi celebrada no adro da igreja São Benedito. Dom Jacinto Brito, em sua homilia, afirmou que a caminhada surgiu em um apelo da comunidade e que hoje está consolidada.

“Saiu da boca daquelas pessoas esse pedido e hoje o terreno da caminhada são os nossos corações”, afirmou Dom Jacinto.

Ainda durante a homilia, o arcebispo comentou a recente polêmica das manifestações realizadas durante a Parada Gay de São Paulo. Ele afirmou que a Caminhada da Fraternidade é uma resposta de amor a todos.

“Nossa resposta é com amor, é de abaixar-se perante a todos e realizarmos serviços para todos”, afirmou o arcebispo.

Publicidade

O padre Tony Batista, organizador da caminhada, comemora o crescimento do evento e afirma que todos os presentes estão mobilizados pela solidariedade. “Todos são preciosos aos olhos de Deus e aos olhos da igreja, com o compromisso de fé a Caminhada da Fraternidade cresceu e tornou-se esse mar de gente generosa e solidária”, declarou.

A Caminhada desse ano tem como tema “Servir é o nosso caminho”, fazendo referência ao lema da Campanha da Fraternidade 2015: “Eu vim para servir”. A ação faz um convite para colocarmos nossa vida a serviço dos outros.

Entre as autoridades presentes, estão o prefeito de Teresina Firmino Filho, o senador Ciro Nogueira, a deputada federal Iracema Portela, a vice-governadora Margarete Coelho, a vereadora Teresa Britto, dentre outros. O dinheiro arrecadado com a caminhada é revertido para instituições de caridade de Teresina.

“É importante lembrar que a caminhada já se tornou uma tradição e que é uma forma de celebrar a solidariedade. Teresina é uma cidade que cultiva a solidariedade e a fraternidade. Isso é importante”, afirmou Firmino.

A vice-governadora Margarete Coelho completou, descrevendo o sentimento que move sua presença todos os anos na caminhada. “O sentimento de fraternidade, de pertencer a essa comunidade, sou cristã sou católica apostólica romana e nesse momento, além de ajudar, é um momento de convivência com os outros cristãos”, disse a vice-governadora.

Publicidade

O senador Ciro Nogueira afirmou estar muito feliz em participar do evento que ele define como “união das pessoas de boa vontade”.

A deputada federal Iracema Portela também parabeniza a edição comemorativa dos 20 anos da caminhada e acrescenta que é preciso se envolver nos trabalhos da comunidade. “Todos os anos participo da caminhada e esse ano é mais do que especial. Procuro estar presente porque sinto que é preciso estar em todas as ações de mobilização pelo bem e pela solidariedade em toda a cidade”, afirmou a deputada.

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS