Connect with us

GERAL

Drogas assolam mais da metade dos municípios do Piauí

Publicado

em

O problema das drogas continua sendo uma realidade que assola os piauienses. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí, no ano de 2015, foram apreendidos mais de 20 toneladas de drogas.

Segundo o mapeamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o crack está presente em mais da metade do número total de municípios existentes no Piauí: em 137 cidades. Para se ter uma ideia, 20 municípios apresentam alto nível dos problemas relacionados à presença da droga, 63 apresentam nível médio, e 54, nível baixo. Baixa Grande do Ribeiro, Palmeirais e Amarante estão entre as cidades que figuram com o nível alto.

A Coordenadoria de Enfren-tamento às Drogas do estado do Piauí (Cedrogas) tem como missão implantar políticas públicas de enfrentamento aos problemas causados pelas drogas no território piauiense. O coordenador da Cedrogas, Sâmio Falcão, revela que o trabalho vem sendo descentralizado da capital piauiense, para atingir os municípios piauienses com serviços de combate e conscientização.

“O objetivo é descentralizar os serviços oferecidos, para isso, é preciso trabalhar em cidades que possuem um acesso mais difícil, justamente, para podermos levar conhecimento à sociedade sobre os serviços prestados pela Cedrogas”, afirma.

Sâmio Falcão diz que cursos de capacitações vêm sendo disponibilizados no interior do Piauí. “Nós estamos realizando capacitações nos municípios, os denominados cursos de capacitação destinados a professores, conselheiros tutelares, psicólogos, entre outros. Estes cursos vêm sendo promovidos em cidades como Bom Jesus, Picos, Floriano”.

Publicidade

Ele revela que o último curso realizado foi na cidade de Parnaíba e revela já existe uma previsão de quando acontecerá o próximo curso.
“Nesta semana, foi promovido na cidade de Parnaíba. No próximo dia 18 de agosto acontecerá em Valença. O objetivo do curso é formar multiplicadores nesta área, explicando a população quais os serviços, as vagas para tratamento, que são mais de 500 vagas disponíveis no estado do Piauí. Os números de pessoas atendidas oscilam, mas existe uma média de 400 pessoas”, pontua Sâmio Falcão.

Ainda segundo o coordenador, além dos cursos, a coordenação vem procurando levantar debates acerca da temática. “Além das ações, temos tentado realizar audiências públicas para discutir o assunto e poder receber os dados, da realidade enfrentada pelos moradores de cada município, na tentativa de melhorar este auxílio”. (A.V)

Diário do Povo

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS