Connect with us

GERAL

Educação realiza o V Seminário do PNAIC em Vera Mendes

Publicado

em

A Prefeitura de Vera Medes, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira, 12, o V Seminário Municipal do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ciclo 2017/2018, um momento de socialização das experiências, estudos e consolidação das práticas de sucesso na alfabetização dos alunos.

O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal, com o tema “O currículo inclusivo: o direito de ser alfabetizado”, e reuniu docentes da Rede Municipal que atuam em turmas do Ciclo de Alfabetização.

Na cerimônia de abertura, um grupo de alunas da Escola Municipal José Antônio da Vera realizaram uma apresentação cultural.

Em seguida, a secretária de Educação, Elisângela Marques, deu as boas vindas aos educadores presentes e destacou a importância da discussão da educação inclusiva. A gestora afirmou que o PNAIC contribuiu com o processo de ensino e aprendizagem. “Nós sabemos que um programa não vai resolver todos os problemas da educação, mas o PNAIC tem ajudado bastante com o processo educacional em nosso município”, disse.

Elisângela informou que o município vai distribuir novo material pedagógico nas escolas, no início no segundo semestre e apresentou parte do conjunto de livros, jogos e CDs adquiridos.

Publicidade

O ponto alto do Seminário foi a palestra magna ministrada pela formadora local do PNAIC, Elisângela Araújo. A educadora iniciou a palestra fazendo reflexão a partir da citação da psicóloga e pedagoga, Emília Ferreiro, que diz: “Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa”.

Dentre os presentes no Seminário, estiveram a coordenadora do PNAIC em Vera Mendes, Maria Sousa Campos Mendes, as formadoras Elisângela Araújo e Cleide Veloso, as diretoras Maria Juracélia e Valdinar Borges, as coordenadas pedagógicas, Valdeni Paula Borges e Maria de Fátima.

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS