Connect with us

Belém do Piauí

Em Belém do PI, escola desenvolve projeto com foco na alimentação saudável. Veja!

Publicado

em

No município de Belém do Piauí, a Secretaria de Educação, através da Escola Municipal Monte Sinai, desenvolveu um projeto educacional com foco na alimentação saudável. Conforme a justificativa, da mesma forma que o aluno aprende na escola os conhecimentos científicos e os hábitos sociais que lhe permitirão enfrentar os problemas da vida na comunidade, também deve aprender a adquirir os conhecimentos e os hábitos de saúde que lhe permitirão alcançar o maior grau possível de saúde.

“Alimentar-se bem para viver melhor”. Esse foi o tema do projeto, que busca conscientizar os alunos sobre a importância de se alimentarem de forma correta e estimular a alimentação saudável nos alunos. O projeto quer, também, que os alunos se tornem multiplicadores dos bons conceitos e práticas de alimentação e nutrição, envolvendo toda a comunidade escolar, desde os professores, alunos e pais ou responsáveis.

O projeto foi realizado com alunos do 6º ao 9º ano. Dentre as atividades realizadas, estão pesquisa sobre o tema do projeto e outros assuntos relacionados, confecção de murais com base nas pesquisas feitas, palestras com nutricionista e odontóloga, criação e apresentação de peças teatrais, apresentação de paródias relacionadas ao tema e produção de livros de receitas. Toda a produção foi apresentada ao público em uma culminância realizada na noite da última sexta-feira, 15, no pátio da referida escola, onde estiveram presentes alunos, pais de alunos, professores, autoridades do município, dentre outros.

A culminância foi aberta com a apresentação dos objetivos do projeto e uma palestra ministrada pela nutricionista do município, Jailma Cecília. Em seguida, os alunos mostraram criatividade com a apresentação do tema de forma lúdica. Ao final, foi realizado um desfile para escolha do garoto e garota fitness da Escola Municipal Monte Sinai. Os alunos escolhidos pela mesa de jurados foram presenteados.

O diretor da Escola, Leonard Duane, fez uma avaliação positiva, tendo em vista o envolvimento dos educadores e alunos, mas, principalmente, a constatação do resultado. “A gente já percebe as crianças e adolescentes mudando os hábitos alimentares”, disse. Além desse projeto, que trata especificamente da saúde alimentar, o gestor escolar salientou que diversas outras ações têm sido realizadas na escola voltadas para a área da saúde, como campanhas de vacinação e palestras.

Publicidade

A secretária municipal de Educação, Cláudia Ribeiro, participou da culminância. Em entrevista, a gestora destacou a importância dos projetos. Segundo ela, a escola exerce uma grande influência sobre as crianças e os adolescentes, e, portanto, é o lugar ideal para o desenvolvimento de programas e ações que visam a promoção da saúde. “Esse, por exemplo, é um tema muito importante, tendo em vista que os alunos da escola Monte Sinai são crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento, ou seja, estão no período ideal para conscientizá-los para a adoção de bons hábitos alimentares”, disse. A secretária frisou que o projeto como esse atinge a um público muito além dos nossos alunos. “Eles se tornam multiplicadores e levam o que aprenderam na escola para suas casas, para as famílias”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS