Connect with us

GERAL

Em greve há 26 dias, servidores da Justiça Federal fazem protesto no Piauí

Publicado

em

Servidores dos Tribunais Regionais do Trabalho, Federal e Eleitoral do Piauí realizaram nesta segunda-feira (6) um protesto em frente a Central de Atendimento ao Eleitor, no Centro de Teresina. Em greve há 26 dias, parte das atividades nos três órgãos está paralisada.

Durante a manifestação, a categoria cobrou a reposição salarial e a aprovação do Projeto de Lei da Câmara 28 de 2015, que trata do plano de cargos e salários.

Diretor do Sintrajuf falou sobre perdas salariais da categoria (Foto: Catarina Costa/G1 PI)
Diretor do Sintrajuf falou sobre perdas salariais da
categoria (Foto: Catarina Costa/G1 PI)

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal do Piauí (Sintrajuf-PI), Pedro Lauretino, explicou que os servidores acumulam perdas salariais há nove anos e o que o último reajuste de 15%, dado em 2012 pelo governo, está longe dos 54% previstos no projeto.

“O PL já foi aprovado no Senado e na Câmara, agora só depende da sanção da presidente Dilma Rousseff até o dia 27 de julho. Vamos continuar com o movimento até a sua aprovação pelo governo federal”, declarou.

Atividades paralisadas
Com a greve, as atividades nos TRT, TRE TRF foram reduzidas a apenas 30% dos serviços essenciais para a população. No Tribunal Eleitoral, os cartórios eleitorais pararam e apenas 30 senhas são distribuídas por dia. “Os serviços de biometria, renovação, transferência e emissão de títulos de eleitores foram cancelados”, ressaltou Pedro Laurentino.

Na Justiça do Trabalho, apenas a realização de audiências e alvarás estão sendo feitos com dificuldades. Cerca de 50% dos trabalhadores do órgão aderiram à greve. Enquanto na Justiça Federal, os fiscais pararam e os mandados não são cumpridos, com exceção daqueles de segurança e harbeas corpus.

Publicidade

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS