Connect with us

GERAL

Em sessão da Câmara, vereadores lamentam acidente que vitimou quatro pessoas “Maior tragédia já ocorrida em Patos”  

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado, 14, mais uma sessão ordinária, que  foi presidida pela vereadora Zuleide Valdete da Costa, presidenta da mesa diretora da Casa.

Na sessão, foram votados e aprovados dois pareces favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. O primeiro sobre,  Projeto  nº 09\2019,  que institui o Fundo Municipal de Meio Ambiente e o segundo PL,  de nº 010\2019, que dispõe sobre a política de municipal de Meio Ambiente,

Na ocasião, ainda foram apresentados cinco Projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo Municipal, que foram encaminhados as Comissões para análises.

São eles, o PL, que da nova redação, aos anexos I e II da lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2020, a ementa, que estima a Receita e Fixa a
despesa do município de Patos do Piauí, o Projeto, que dispõe sobre a Revisão do Plano Plurianual 2018/2021, instituído pela Lei Municipal nº 13 de 27 de novembro de 2017.

Além do PL, que dispõe sobre a criação de cargos e vagas nos quadros de pessoal do  de Patos do Piauí, que passarão a pertencer a estrutura administrativa  do município e o projeto que revoga as Leis Municipais nº 44/95 e 45/95 e  institui a Política Municipal de Assistência Social no Município de Patos do Piaui.

Publicidade

No segundo expediente, os vereadores se pronunciaram. O principal assunto abordado entre eles, foi o trágico acidente ocorrido na BR 407, que vitimou quatro pessoas do município, especificamente, do povoado Cajueiro,  zona do rural de Patos do Piauí.

O acidente aconteceu quando o veículo modelo Chevrolet Classic, que seguia de Picos para Patos,  colidiu violentamente na traseira de um caminhão. Cinco pessoas estavam à bordo do veículo de passeio. Destas, quatro morreram.  A única sobrevivente na tragédia foi a senhora Maria Geralda da Conceição Costa.

Em seus discursos, os parlamentares relataram sobre o clima de consternação no  município pelas perdas, lamentaram o acontecido e se solidarizaram com familiares e amigos das vítimas. Eles ainda afirmaram que foi a maior tragédia já registrada  em Patos.

A primeira a ocupar a tribuna,  foi a vereadora Luzitânia Dias dos Reis, a Taninha, que após cumprimentar a todos, consternou-se com as perdas. “Ainda estou em choque, foi  terrível,  deixa a gente  até sem palavras, e só  queria me solidarizar com as familiares e que Deus as console, e que a sobrevivente Maria de Geralda se recupere”, disse.

Em outro momento, a parlamentar  cobrou novamente o concerto da ambulância S10. “Peço que o prefeito reavalie  e tome providências mais rápidas, porque é uma necessidade urgente”, disse ela, que voltou a afirmar que sofre perseguição política como servidora do município.

Publicidade

O vereador Adalberto Lopes, também, lamentou a tragédia ocorrida no município. “Conhecia as vítimas, todos da mesma família,  foi e está sendo uma situação muito difícil, que chocou a todos. Aquilo que eu vi essa semana,  nunca presenciei antes e a gente fica aéreo, porque é triste demais. Peço a Deus que conforte as famílias”, frisou.

Ele finalizou pedindo a Deus determinação para que possa continuar a trabalhar em prol do desenvolvido do município, colaborando com o prefeito na busca de melhorias para Patos.

O líder da oposição, Wilson Vieira, agradeceu por mais um dia de trabalho e ressaltou que a discussão em prol de melhorias para o município é o fundamento da criação do legislativo.  Em seguida, ele cobrou ventiladores para escola Antônio Crisanto.

Em outro momento, o parlamentar parabenizou e elogiou  as escolas do Cajueiro pelo desfile do 07 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. “Muito bonito e organizado”.

Ele ainda lamentou as mortes ocorridas na semana. “Houve a morte de José Erenildo que veio a obtido após um procedimento cirúrgico, pouco dias  as quatro  pessoas vítimas do acidente.  “Uma grande tragédia que acometeu o nosso município e deixou toda a população consternada, e nos juntamos a família nesse momento de dor. O tempo não vai apagar essa saudade, mas Deus vai amenizar o sofrimento dessas pessoas  para atravessar esse momento difícil”,  concluiu.

Publicidade

O vereador Chico Oseas, também, repercutiu  sobre o desfile da independência. “Quero parabenizar aos envolvidos pelo desfile do povoado Cajueiro, muito organizado. Ano passado foi bonito e esse ano foi ainda mais”, comentou.

Ele ainda lamentou a morte do senhor José Erenildo  e  das quatro pessoas mortas no acidente. “Essa tragédia que  ficou  marcada por tantas perdas. Só resta pedir a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos e que  Maria Geralda fique bem”, disse.

O vereador Marlon Costa, iniciou agradecendo a Deus por mais um dia  de trabalho na Casa Legislativa, quando reforçou que nela passa os Projetos para o bem do município e que debates são na intenção de fazer o melhor.

O parlamentar parabenizou a todos os envolvidos no desfile do 07 de  setembro no povoado Cajueiro. E comentou sobre as obras anunciadas pelo prefeito na audiência pública. “Isso é bom, quanto mais obras, melhor para o desenvolvimento do município”, ressaltou.

Marlon lamentou a tragédia. “Antes só víamos essas coisas  noticiado na televisão, e agora essas tragédias  estão acontecendo no nosso meio. No meu conhecimento nunca  aconteceu um acidente dessa magnitude em nosso município. E só mesmo Deus que pode consolar essas famílias, para que possam seguir em frente”, disse.

Publicidade

O vereador Antônio Rufino, o Tonhão, em seu pronunciamento, lamentou a tragédia, que segundo ele foi a maior. “Queria me solidarizar  com as famílias, que Deus conforte a todas. Muito triste, acho que em  nossa região nunca aconteceu  nada igual”, disse ele, que finalizou  parabenizado pela realização do  desfile do povoado Cajueiro.

Luiz Evaristo, o Luizinho, também repercutiu sobre as percas das pessoas no acidente. “Deixar aqui meus sentimentos as famílias dessas vítimas, todos meus, amigos, tínhamos um bom dialogo e  para mim foi uma grande surpresa isso acontecer em nosso município. A gente via essas coisas em outros lugares, mas em Patos foi maior tragédia que já vi”disse.

Ele ainda abordou  sobre o Projeto  de Lei de criação de vagas para concurso e disse  que mesmo não fazendo parte das Comissões quer acompanhar  o  referido PL,  para que o município não seja prejudicado,  quando fez críticas a um PL aprovado na Casa onde cobra taxa de iluminação pública, onde se manifestou contra a taxa ser cobrada para famílias que moram na zona rural e não se beneficiam de tal iluminação.

Em outro momento, o parlamentar criticou o horário da audiência pública.  “Estamos servindo de besta perdendo  o horário nosso, como se nosso  discurso não servisse para nada, porque quando acaba vão embora, não ficam na sessão […]”.

Dentre outras questões, o vereador falou sobre os projetos que busca para o município, quando destacou que, infelizmente, nem tudo que solicita, consegue trazer a conclusão. “Mas tento busca o melhor, como por exemplo, conseguir um transformador para o Assentamento 3H, projeto de caprinos para o Assentamento Malhada do Canto, projeto pelo ideb que foi feito 50%, e já conseguir várias cirurgias para pessoas no município”, disse,  citando outros melhorias que estão em andamento, quando refirmou que está a disposição para ajudar quem precisar.

Publicidade

O vereador José Hélio, o Helim, iniciou repercutindo sobre o acidente. “Uma semana muito triste em nosso município,  é a primeira vez que acontece um acidente daquela proporção, e peço a Deus que dê muita força para essas famílias para superar esse momento difícil” comentou ele,  que relatou sobre ocorrido e disse que seguia  para Teresina e chegou no momento do acidente.

Ele, também, parabenizou pelo desfile do 07 de Setembro do povoado Cajueiro. “Muito bonito e organizado,  parabéns a todos”, disse Helim,  que ainda informou sobre a execução de obras do governo municipal.

Zuleide Costa, presidenta da Casa, também, falou sobre o ocorrido, quando mencionou que nunca houve uma fatalidade de tal  magnitude no município. “Foi um choque muito grande, passamos o dia andando de um velório para outro, presenciando a dor dos famílias, é muito difícil, vai demorar para esquecer essa tragédia que abalou Patos.  O Zé de Libânio era o que eu  tinha mais costume das quatro vitimas.  Que Deus possa conforta as famílias e  conceda a recuperação de Maria de Geralda”, disse emocionada.

Em outro momento, Zuleide reforçou sobre as obras citadas pelo prefeito na audiência, quando destacou que será um importante benefício para localidade Bom Jardim.

Ela ainda respondeu ao vereador Luizinho, que disse que os mesmos ficam desde cedo feito besta.  “Eu acho  assim o vereador vem para audiência para acompanhar a prestação de contas e fazer seus questionamentos, então ninguém está aqui feito besta, e nem é obrigado a ficar na audiência, tem o livre arbítrio de escolha,  e passou do horário, mas foi muito produtiva a audiência, onde pode-se  tirar muitas dúvidas”, afirmou.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS