Connect with us

GERAL

Em Teresina, prefeito Firmino participa de Faxina nos Bairros e destaca importância da limpeza

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho acompanhou as atividades da operação Faxina dos Bairros, neste sábado (30), que visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya. A Secretaria Estadual da Saúde alertou para o risco de surto de doenças causadas pelo Aedes. 

O gestor municipal este no Residencial Firmino Filho, na zona Sudeste de Teresina, onde conversou com os moradores moradores sobre a importância da conscientização sobre o descarte correto do lixo.

“Nós temos responsabilidade pelo lixo que produzimos. Se não for feito o descarte adequado dos nossos resíduos sólidos a cidade vai ter prejuízos enormes, como o entupimento de galerias e o aumento de doenças como a dengue. É um desafio importante que deve ser feito na nossa casa, nas escolas, na nossa comunidade”, destacou.

Firmino também alertou para evitar acúmulo de água parada e sobre os pontos de coleta de lixo.

“Para combater todos esses males, temos que ter uma mudança de comportamento e fazer nossa obrigação: cuidar das nossas casas para que não deixemos lugares onde pode ter acúmulo de água parada, impedindo que apareçam os criadouros do Aedes aegypti. Temos que nos informar sobre os dias que o carro de lixo passa e usar os Pontos de Recebimentos de Resíduos (PRRs), espalhados por toda cidade,  que vão dar o destino adequado para o lixo que descartamos”, orientou.

Publicidade

O mutirão da limpeza esteve também no Parque Poty. O superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, explicou que é indispensável que a participação dos moradores seja intensificada.

“Temos um cronograma para atender toda a comunidade. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um mapeamento dos locais onde existe o maior risco de infestação do mosquito e o mutirão, que conta com agentes de saúde e agentes de limpeza, vai realizar o trabalho de combate junto à comunidade. Todos de mãos dadas para cuidar da vizinhança e combater o Aedes aegypti”, explicou.

A representante da Associação de Moradores do Residencial Firmino Filho, Alcirene Carvalho, afirmou que com as chuvas as doenças aumentam e ressaltou a importância da presença do prefeito no mutirão.

“Esse mutirão chegou em uma boa hora, já que nesse período chuvoso as doenças aumentam. A presença do prefeito reforça o compromisso da Prefeitura e a necessidade de um trabalho mútuo com a comunidade para que as pessoas cuidem melhor do seu lixo e das suas casas. Estamos muito gratos pela visita da Faxina nos Bairros aqui”, garantiu Alcirene Carvalho.

A Faxina dos Bairros também foi realizada no bairro Mafuá, zona Norte, nesta sábado (30).

Publicidade

Faxina nos Bairros

A atividade é realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada região. Desde 2015, ela percorre bairros em todas as zonas da cidade recolhendo aquele lixo das residências que não era recolhido na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral com potencial de se tornar foco para proliferação do mosquito.

Durante a semana, os agentes de saúde e carros de som percorrem os quadrantes escolhidos pedindo à população para que façam uma limpeza dentro de suas casas e que no sábado depositem o material inservível nas calçadas.

Com a colaboração da população, a FMS tem centrado suas ações em evitar o acúmulo de lixo pela cidade, pois eles podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito.

Caroline Oliveira
Com informações da PMT

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS