Connect with us

GERAL

Emater capacita produtores rurais em 24 municípios

Publicado

em

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) vem investindo na capacitação de comunidades e produtores rurais em todo o Estado. O objetivo é proporcionar a geração de trabalho e renda para as comunidades rurais, além de otimizar o trabalho no campo. Até o mês de julho, cerca de 740 pessoas serão capacitadas nas mais diversas áreas.

Os cursos de capacitação são solicitados pelas prefeituras, sindicatos dos trabalhadores ou associações de agricultores como forma de suprir a demanda de pessoas capacitadas para o trabalho nos municípios. Após serem encaminhados para o Emater as capacitações são aprovadas e realizadas de acordo com o arranjo produtivo desenvolvido na região.

As áreas abrangidas pelas atividades ministradas pelo Emater envolvem higiene e limpeza, artesanato, medicina alternativa, horta orgânica, piscicultura, caprinovinocultura, produção de cajuína, aproveitamento do pedúnculo do caju, dentre outros.

Até o mês de julho, aproximadamente, 24 municípios receberão cursos de capacitação. Serão executados 37 cursos com a capacidade de 20 alunos por turma. A carga horária é de 40h/a.

Protagonismo feminino

Publicidade

Uma das grandes preocupações do Emater é proporcionar que a mulher se torne uma das protagonistas no incremento da renda familiar. Desse modo, são oferecidos cursos, como: corte e costura, bordado, crochê, culinária, dentre outros; para que estas mulheres tenham uma fonte de trabalho e renda.

“Nós entedemos que a mulher deve ser incluída como protagonista na formação da renda da sua família, por isso, incentivamos a capacitação das mesma”, comenta Humberto Feitosa, diretor de Ensino e Extensão do Emater.

Os cursos tem a finalidade de permitir que o trabalho no campo seja desenvolvido com excelência, através de mão de obra capacitada e tecnologia.

 

FONTE: APPM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS