Connect with us

GERAL

EMATER inicia a distribuição de sementes para agricultura familiar

Publicado

em

Começou a distribuição de sementes para a agricultura familiar em todo o Piauí. O governo de Estado adquiriu 276 toneladas para cultura de milho e feijão. As 17 regionais do Instituto de Assistencia Tecnica e Extensão Rural (EMATER), órgão que coordena o trabalho, receberam o estoque e em algumas regiões como Corrente e São Jão do Piauí, os agricultores já estão plantando.

A entrega das sementes, que normalmente ocorre em janeiro, atrasou por falta de planejamento do governo anterior, que não programou a aquisição. “O governador Wellington Dias teve que buscar recursos para não quebrar a cultura, já que não havia dinheiro. Elaboramos um plano especial para agilizar a distribuição  e haver tempo para o plantio antes do fim do período chuvoso” explica Marcos Oliveira, diretor geral do EMATER.

A ação é voltada para as famílias do campo que acumularam perdas na última safra. Das regionais as sementes seguem para os escritórios territoriais, até chegar aos agricultores. No município onde não há escritório a distribuição fica por conta do sindicato dos trabalhadores rurais ou da secretaria municipal de agricultura. As entidades sindicais ligadas à FETAG – Federação do Trabalhadores na Agricultura, têm papel fundamental no diagnóstico das famílias necessitadas.

Pelas estimativas do EMATER a ação deve beneficiar cerca de 30 mil famílias. A prioridade é para aquelas cadastradas no programa Garantia Safra. Cada núcleo familiar receberá 8 kg de sementes. As de milho serão direcionadas apenas para as regiões centro e norte do Piauí, já que no sul as chuvas estão chegando ao fim, não havendo mais tempo para completar o ciclo.

 

Publicidade

Fonte: EMATER

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS