Connect with us

GERAL

ENCONTRO MUNICIPALISTA: Prefeitos discutem rumos da gestão pública em meio a crise financeira

Publicado

em

Palestras e debates acalorados marcaram o Encontro Municipalista 2017: por uma gestão eficiente em tempos de crise financeira. O evento que reuniu prefeitos, secretários municipais, assessores jurídicos e contábeis foi realizado nesta sexta-feira (15), de 08h às 13h, no auditório do Clube da OAB-PI, Seccional Picos, no bairro Belo Norte.

Participaram do Encontro os prefeitos de São João do Piauí, Gil Carlos (PT), prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), prefeito de São José do Piauí, Netão Bezerra (PMDB), prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley de Deus, prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner (PROS), além de representações dos municípios de Caldeirão Grande do Piauí e Picos , além do deputado federal, Severo Neto (PMDB).

O Encontro Municipalista 2017 foi organizado pela Innova Consultoria em parceria com a Associação Piauiense de Munícipios (APPM), Sebrae-PI, OAB-PI e a Prefeitura de Santana do Piauí.

Segundo a comissão organizadora do evento, o “Encontro Municipalista 2017: por uma gestão eficiente em tempos de crise financeira” atendeu às expectativas, especialmente no tocante ao fortalecimento dos agentes municipalistas.

“As discussões aqui protagonizadas correspondem à realidade vivenciada atualmente nos municípios, de recessão da crise econômica que ocasionaram demissões, entre outras situações. Termos no evento representações do Sul do Estado demonstra a preocupação que os gestores municipais dão à gestão pública de seus municípios. E aos que aqui não puderam participar devido aos compromissos em suas cidades, especialmente os aniversários, também terão retorno sobre o que aqui foi discutido”, informou a técnica da Innova Consultoria, Valéria Albuquerque.

Publicidade

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos (PT) parabenizou a iniciativa e destacou que encontros como estes fortalecem a aproximação dos gestores, bem como surgem ideias para futuras ações a serem implementadas nos municípios.

“É o terceiro encontro que envolve municípios do qual participo. Sabemos a importância da região de Picos e o quanto os gestores tem buscado superar a crise financeira que abate os municípios piauienses. Além do conhecimento também a figura municipalista é fortalecida”, frisou Gil Carlos (PT).

Presidente da APPM, Gil Carlos

Palestras

A primeira palestra intitulada “Aplicação dos recursos oriundos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef)” foi proferida pelo ex-deputado e ex-prefeito de Picos, Kléber Eulálio, atual conselheiro do TCE. Kléber Dantas Eulálio demonstrou de forma sucinta e orientou os gestores como estes recursos deverão ser aplicados na perspectiva do TCE-PI.

Publicidade

Conselheiro do TCE-PI, Kléber Dantas Eulálio

A segunda palestra “Captação de recursos em tempos de crise: caminhos para uma gestão pública eficiente”, foi explanada deputado federal Assis Carvalho (PT). Em seguida, o advogado, João Evangelista de Sena Júnior, que representou o procurador jurídico da APPM, Wildson Oliveira, apresentou a terceira temática “Os riscos de inadimplência no sistema auxiliar de informações para transferências voluntárias”.

Deputado federal Assis Carvalho

Advogado João Evagelista de Sena Júnior

A quarta e última palestra “Medidas provisórias necessárias para a redução de despesa com pessoal nos municípios” foi exposta pelo presidente da APPM, Gil Carlos e mediada pelo presidente da OAB-PI, Seccional Picos, Franck Bezerra.

Publicidade

Presidente da APPM, Gil Carlos, e o presidente da OAB Secccional Picos, Franck Bezerra

MAIS FOTOS

Fonte e fotos: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS