Connect with us

GERAL

Encontro reúne agricultores de Padre Marcos e mais três municípios da região de Picos

Publicado

em

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí promove em Picos nesta quinta e sexta-feira (19), no Centro de Treinamento Diocesano, um encontro territorial que reúne 70 agricultores dos municípios de Santa Cruz do Piauí, Padre Marcos, Alegrete e Vila Nova do Piauí. O objetivo é discutir temas relacionados ao Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

Hoje, a discussão gira em torno das sementes crioulas – nativas e naturalmente adaptadas para a região da qual são originárias. “São sementes que eram plantadas por nossos avós e tataravós, sementes que nós chamamos de patrimônio genético do semiárido brasileiro”, explica o coordenador técnico do P1+2 na Escola de Formação Paulo de Tarso, Genival Oliveira. Na região, ainda de acordo com ele, são comuns que as famílias do campo conservem as sementes crioulas de hortaliças e grãos do cotidiano no roçado.

“Nós do Piauí batizamos essas sementes de ‘sementes da fartura’ porque elas são a base de tudo, a base da nossa alimentação no dia a dia. São essas sementes que geram fartura e segurança alimentar e nutricional ao nosso semiárido”, ressalta Genival.

O agricultor José Ancelmo, de Alegrete do Piauí, é um dos beneficiários do P1+2 que promete programar o que aprendeu no encontro através da troca de experiências com outros agricultores e com a equipe técnica que atua no encontro. “Já tinha ouvido falar das sementes crioulas, mas a cada reunião é mais conhecimento e informação. A gente vai agregando esses valores e agora é botar em prática”, avalia.

Durante o evento, a equipe técnica ainda pretende avaliar o desempenho do programa em meio às famílias beneficiadas.

Publicidade

O que é o P1+2

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da ASA, seu objetivo é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.

O 1 significa terra para produção. O 2 corresponde a dois tipos de água – a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos.

Fonte: Portal Grande Picos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS