Connect with us

GERAL

Entenda por que as pessoas discutem tanto no Facebook

Publicado

em

Quase todo mundo já se envolveu em uma discussão no Facebook. Apesar de ser um espaço para a troca de ideias, a interação na rede social pode ter resultados definitivos e até sair do mundo virtual. Um estudo realizado em 2012 pela consultoria americana Pew descobriu que 15% dos adultos e 22% dos adolescentes que usam o Facebook já tinham se envolvido em uma discussão na rede social que resultou em uma amizade desfeita. 3% dos adultos e 8% dos adolescentes declararam que uma briga no site se tornou uma briga na vida real.

Polêmicas

De acordo com Tracy Alloway, professora de psicologia da Universidade do Norte da Flórida, algumas pessoas optam por postar sobre temas polêmicos e controversos porque realmente querem entrar em alguma discussão.  “Agitar um ninho de vespas pode ter uma influência positiva para o cérebro”, explica a professora. Segundo ela, mesmo que sem perceber, muita gente procura essa saída para “energizar” a mente. “A dopamina é liberada quando estamos falando de nós mesmos no Facebook. Ela dá ao corpo uma sensação boa, que podemos desfrutar, por exemplo, com uma boa refeição ou ao ter relações sexuais”, conta.

Anonimato
Para o professor de psicologia da Universidade Estadual da Califórnia, Larry Rosen, as pessoas se sentem tão desinibidas atrás das telas que se sentem mais inclinadas a iniciar discussões. “O usuário não entende o contexto, os sentimentos, as emoções do outro. Ele imagina que o outro esteja gostando da conversa tanto quanto ele, mesmo que as evidências mostrem o contrário”, afirma.

Para ele, é justamente por esse motivo que as pessoas costumam ir fundo nas brigas virtuais, defendendo seus pontos de vista e tentando convencer o outro de que estão certas. O resultado, no entanto, não é o esperado: segundo os especialistas, há grandes chances de que o resultado seja uma derrota mútua.

Publicidade

Isso acontece porque até 65% da comunicação dos humanos é não verbal, o que significa que ela não pode ser traduzida pela rede social. “No Facebook, seu melhor amigo pode se tornar seu pior inimigo em um dia”, declara Rosen.

 

Fonte: Uol

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS