Connect with us

GERAL

Escola de São João do Piauí foi a pior do Estado no Enem 2014

Publicado

em

O resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 por uma escola da rede estadual em São João do Piauí, a 486 km de Teresina, em nada faz jus ao nome que a instituição carrega. A Unidade Escolar Paulo Freire, localizada no assentamento Marrecas, zona rural do município, obteve a pior média entre todas as escolas piauienses no exame, ficando entre as 20 piores do Brasil.

As notas das provas objetivas e da redação foram divulgadas nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com base nas notas, o G1 elaborou o ranking geral das instituições, onde a instituição de São João do Piauí, que possui o nome do maior educador brasileiro, ficou na última colocação.

A escola Paulo Freire obteve apenas 428,82 na média das provas objetivas e com 225,71 na média das redações. No Brasil inteiro, a escola foi a de número 15.622 entre as 15.640 que tiveram as notas divulgadas. O Inep considerou em seu levantamento apenas escolas em que pelo menos 50% de seus alunos do terceiro ano do ensino médio participaram do Enem 2014.

Procurada pelo G1, a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) informou que vai analisar os indicadores do Enem e a partir dessa análise deve fazer uma intervenção para saber o que aconteceu na Unidade Escolar Paulo Freire.

“Vamos focar na análise e fazer uma intervenção para verificar o que aconteceu para a escola ter obtido esses indicadores ruins, pois é uma escola nova e com uma boa estrutura, onde a comunidade tem todo um trabalho envolvido”, falou a superintendente de ensino da Seduc, Viviane Faria.

Publicidade

Segundo ela, a instituição possui cinco salas de aula e uma sala de leitura. Atualmente, 56 alunos estão matriculados na unidade, onde funciona apenas o ensino médio. Ainda de acordo com Viviane, todos os alunos da escola são filhos de agricultores e assentados da reforma agrária que vivem no assentamento Marrecas.

Duas escolas do Piauí entre as melhores
Duas escolas de Teresina ficaram entre as 20 melhores do país na média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2014. O Instituto Dom Barreto ficou em 16º geral lugar no país e o Colégio Lerote apareceu na 20ª posição. Esta é a segunda vez seguida que as duas escolas aparecem juntas entre as 20 mais bem posicionadas no ranking nacional. Na edição de 2013, ambas já haviam ficado entre as melhores. O Educandário Santa Maria Goretti ficou em 36º no país, sendo a terceira melhor do Piauí no ranking.

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS