Connect with us

GERAL

Especialistas alertam para golpes em compras no Dia dos Namorados

Publicado

em

Especialistas em direito do consumidor alertam para o aumento nas ocorrências de fraudes e golpes em períodos de aquecimento do comércio, como é o caso do Dia dos Namorados. Promoções e ofertas estranhos, principalmente no ambiente digital , são usados como armadilhas que se aproveitam de consumidores mal informados.

Um simples link acessado pelo computador ou aparelho celular pode dar acesso ao número do CPF, contas bancárias e até senhas dos usuários.

O presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB, José Augusto, reforça o alerta. “Na hora que você encontrar uma facilidade, seja em sites de compra coletiva, seja em departamentos ou empresas que você totalmente desconhece, tenha certeza que ali há um forte indício de fraude e de golpe”.

Algumas dicas de segurança como não utilizar computadores públicos ou desconhecidos para efetuar compras e o não envio de códigos ou informações por SMS (mensagens de celular) são aconselhadas.

Em casos de compra pela internet, o consumidor tem o direito de devolver o produto sem taxa de envio em até sete dias do recebimento.

Publicidade

O promotor do Procon, Edvar Carvalho, orienta para um contato inicial com o fornecedor via e-mail. “Caso o contrário, buscar o Procon com a documentação da compra”, informa.

Valmir Macêdo
cidadeverde.com


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS