Connect with us

GERAL

Estado do Piauí intensifica estratégias para prevenção e controle de incêndios florestais

Publicado

em

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar), por meio da Coordenadoria de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais, vem intensificando ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Piauí.

Entre as ações, podemos destacar a criação de brigadas nas cidades onde se concentram os maiores índices de focos de calor. Ela faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Semar e os municípios piauienses.

Atualmente, a Semar dispõe de quatro brigadas de incêndio atuando no cerrado em parcerias com as prefeituras de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Redenção do Gurguéia. “Nesses municípios, as brigadas estão prontas e equipadas para atuação”, explica a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro. “Também estamos no processo de criação de brigadas em Piracuruca, Francinópolis e Antônio Almeida”, acrescenta a gestora.

Para o coordenador de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais da Semar, Carlos Eduardo da Silva, “ações como essas geram resultados positivos, visto que contribuem com a redução do número de ocorrência de incêndio, bem como para a intensificação da prevenção de ações criminosas contra a fauna e flora”.

Prevenção e Combate

Publicidade

Desde abril deste ano, a Semar tem planejado e executado ações de conscientização sobre os riscos de incêndios florestais. Para isso, promove fiscalizações rotineiras para coibir atividades ilícitas geradoras de incêndios florestais, apurando denúncias de desmatamento e de uso irregular do fogo.

A secretaria também realiza palestras voltadas a gestores e técnicos de órgãos dos municípios, além de orientar produtores e comunitários rurais quanto ao uso correto do fogo.

Fonte: Com informações da Ascom
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS