Connect with us

GERAL

Estado pretende implantar arte e cultura no contraturno de alunos

Publicado

em

O Governo do Estado do Piauí, por meio das secretarias da Educação e Cultura, quer incluir aulas de música e dança no contraturno dos alunos da rede pública estadual dentro da plataforma do Fundo de Desenvolvimento de Educação Básica (Fundeb). O governador Wellington Dias reuniu-se, nessa quinta-feira (21), com a secretária da Educação, Rejane Dias; o secretário da Cultura, Fábio Novo, e a presidente da Escola de Música Dona Gal, Vânia Sales, para tratar sobre o tema.

De acordo com o governador, a ideia é apoiar e incrementar as iniciativas já existentes como as Escolas de Música, Dança e Teatro do Estado, e também a Escola de Música Dona Gal. “É uma forma de ajudar a formar cidadãos e também de apoiar as iniciativas já existentes, gerando receita e garantindo que o aluno desenvolva uma atividade no período que não está em sala de aula, como se estivesse em uma escola de tempo integral. Essa é uma ideia que tenho há tempo e queremos iniciar a implantação a partir de 2016”, explica o chefe do executivo estadual.

A secretária da Educação, Rejane Dias, relatou que, atualmente, essas escolas já atendem a um público considerável da rede pública de ensino. “Cerca de 90% dos alunos atendidos estão matriculados regularmente em escolas públicas. Vamos formalizar um convênio com o intuito de poder apoiar a manutenção dessas escolas e ampliar o atendimento aos nossos jovens. É como se fosse uma extensão das escolas. Quanto mais agregarmos atividades lúdicas, reforço escolar e esporte, conseguiremos vencer a evasão escolar e ajudar a formar cidadãos” disse Rejane.

A presidente da Escola de Música Dona Gal, Vânia Sales, disse que a instituição precisa realmente desse suporte para garantir o funcionamento. “Atendemos alunos de 3 a 20 anos com aulas práticas e teóricas de musicalidade e história da música. Tivemos uma repercussão nacional e aumentamos o número de vagas de cerca de 300 para quase 1000 vagas, que fazem um paralelo com a escola regular. Para participar das aulas, o aluno tem que estar matriculado na escola, ter boas notas e o acompanhamento dos pais. Nossa intenção é também atender fora da sala de aula e chegar a outros municípios piauienses ajudando a descobrir grandes músicos e a formar grandes cidadãos”, comenta Vânia.

Na oportunidade, o governador Wellington Dias autorizou à Secult a fazer um convênio com a Escola de Música Dona Gal. O secretário de Cultura, Fábio Novo, enfatizou a necessidade da parceria para a instituição. “A escola cresceu bastante e precisamos dar esse suporte com o convênio emergencial para a necessidade da escola que vai atender cerca de 1000 alunos, sendo que 90% de escolas públicas e de baixa renda”, relata o gestor.

Publicidade

 

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS