Connect with us

GERAL

Estudo aponta que ponte da Frei Serafim em Teresina pode desabar

Publicado

em

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI) divulgou ontem um estudo solicitado pela entidade apontando a necessidade imediata de interdição da via Leste/Centro da Ponte Juscelino Kubistchek em Teresina. O Conselho constatou que há riscos de acidente estrutural com vítimas, ou seja, desabamento, caso nenhuma providência seja tomada em caráter de urgência.

A análise, produzida pelo engenheiro Pedro Wellington G. N. Teixeira, doutor em Engenheira de Estruturas e professor da Universidade de São Paulo-USP, foi entregue ainda ontem ao Ministério Público Estadual. O documento também foi protocolado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); na Secretaria de Transportes do Piauí e na Secretaria de Governo.

“As situações dos taludes de aterro dos encontros, recentemente cortados a prumo, demandam paralisação imediata do trânsito e intervenção urgente sob risco de acidente estrutural com vítimas’, alerta o relatório.
Segundo o presidente do conselho, Emanuel Castelo Branco, seria necessária a interdição, pois barrancos de terras na alça de acesso pode desabar. “Nossa opção é utilizar a ponte do meio enquanto os estudos são concluídos, pois há riscos na estrutura das alças de acesso. Quando a ponte foi construída há 60 anos, nenhum estudo ou reforma foi realizado”, comentou.

Durante a análise foi constatado com base em diversos cálculos realizados e na inspeção visual da estrutura, que há necessidade imediata de se desviar o tráfego da ponte para garantir a realização dos serviços necessários para verificação da segurança estrutural da obra.

O estudo detectou também erros no corte vertical no aterro do projeto em execução, erosão sob a laje de transição em decorrência do corte feito no talude da ponte e orienta o imediato desvio do tráfego.

Publicidade

De acordo com o documento, a suspensão do tráfego na via Centro-Leste é necessário para que se possam conduzir uma inspeção visual adequada e detalhada na estrutura e nas fundações da ponte, bem como extração de corpos de prova de concreto e aço para testes e levantamento geométrico detalhado.

Emanuel afirma que o estudo inicial traz informações importantes e mostra que a obra da Ponte JK precisa urgentemente de mais pesquisa técnica para garantir a segurança de milhares de pessoas que trafegam diariamente sobre ela.

SEGURANÇA – O secretário de Transportes, Guilher-mano Pires, assegurou que não há risco de desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck, como foi alardeado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Segundo o gestor, diferente do que o CAU divulga, o relatório citado também não foi encomendado por eles e sim pela Secretaria de Transportes do Estado e pela empresa licitada para a construção da “ponte do meio”, que liga a avenida Frei Serafim a João XXIII.

Todas as informações contidas no relatório fazem parte do planejamento, acompanhamento e fiscalização da obra. O engenheiro Pedro Wellington, professor da USP, também citado pelo Conselho, é consultor da obra e esteve em Teresina, junto com membros da secretaria e técnicos da construtora fazendo as avaliações de praxe para inspeção da estrutura.

Diário do Povo

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS