Connect with us

GERAL

Falha no Android ‘estoura’ seu smart e pode travar ou estragar o aparelho; veja!

Publicado

em

Uma nova vulnerabilidade em celulares com Android, que permite desativar totalmente o áudio dos dispositivo, foi revelada nesta quarta-feira (29). De acordo com a empresa de segurança Trend Micro, a brecha está presente nos aparelhos com sistema do Google, desde a versão 4.3 (Jelly Bean) até o mais recente Android 5.1.1 (Lollipop).

Pelo jeito, o Android está na mira dos cibercrimonosos. Anteriormente uma vulnerabilidade em mensagens MMS havia sido registrada pela Zimperium e o Google declarou que estava trabalhando em uma correção. Dessa vez, a brecha encontrada pode ser usada por hackers para desativar os recursos de áudio do smartphone ou tablet.

Dessa forma, o aparelho fica totalmente silencioso, não-responsivo e pode até parar de funcionar. Como resultado do problema, o usuário não ouve toques de chamadas, mensagens, não consegue atender ligações, além de provocar lentidão.

A contaminação do dispositivo pode ser feita por meio do download de um aplicativo contaminado, contendo um arquivo malicioso no formato de vídeo MKV. Ela também ocorre pelo simples acesso a sites mantidos por hackers. O malware se inicializa automaticamente sempre que o celular é ligado e a vulnerabilidade é acionada quando Android lida com arquivos de mídia.

A ação do arquivo malicioso causa um “estouro” do armazenamento do serviço de Media Server do aparelho e isso resulta em uma parada de todo o áudio do dispositivo. Em alguns casos, o travamento do celular ocorre por causa do uso excessivo de RAM, dando um bug geral, inclusive na hora do desbloqueio.

Publicidade

O erro foi informado ao Google em maio deste ano pela Trend Micro e classificado como “baixa prioridade”. Não há informações sobre o ajuste ou atualização para resolver o problema no Android.

Para se proteger, é indicado não baixar apps fora das lojas oficiais, ou de fontes duvidosas, e sempre manter atualizado um antivírus no celular ou tablet.

Fonte: Com informações do Tech Tudo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS