Connect with us

GERAL

Família pede doação de medula para médica com leucemia no Piauí

Publicado

em

Familiares, amigos e muita gente do Piauí tem se engajado para salvar a vida da médica Larissa Almondes da Luz, 27 anos. Ela está com leucemia e precisa urgentemente encontrar um doador compatível de medula óssea.

A causa pró-saúde de Larissa Luz tem mobilizado a Internet. Há vários materiais, fan page e vários grupos de Whatsapp mobilizando pessoas. Mas o doador compatível ainda não foi encontrado mesmo a campanha durando vários meses.

Vídeo esclarecendo sobre campanha de doação de medula óssea para médica natural de Picos:

LARISSA-LUZ-03

Médica tem leucemia e precisa de doação de medula. Foto: O Olho Imagens.

Publicidade

A profissional de saúde foi diagnosticada no final de 2015 com leucemia linfoide aguda (LLA), câncer no sangue. Ela é natural da cidade de Picos, no Sertão do Piauí.

Larissa Luz precisa urgentemente fazer transplante de medula óssea. Mas para isso precisa de um doador compatível, que pode ser qualquer pessoa do Brasil. Como não há doador conhecido há a utilização para que pessoas de todo o Piauí se cadastrem como doadores de medula óssea para ajudar a médica e milhares de outras pessoas do Brasil que aguardam transplante de medula óssea.

Diariamente amigos, familiares e pessoas que se sensibilizaram com a causa usam as redes sociais e também fazem campanhas em várias cidades do Piauí para conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea.

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos e com bom estado de saúde pode doar medula óssea. Para isso é necessário fazer o cadastramento em um Hemocentro (confira abaixo a lista dos hemocentros no Piauí).

Doar medula óssea não dói. Cada voluntário doa apenas 10 mililitros de sangue (uma gota). Essa amostra vai para análise para fazer exames e determinar compatibilidade não só com Larissa Luz, mas com várias pessoas do Brasil que precisam de medula. Encontrar um doador compatível é como procurar agulha no palheiro, por isso é importante a conscientização da doação.

Publicidade

ONDE DOAR NO PIAUÍ?

LARISSA-LUZ-02

Campanha já mobilizou centenas de pessoas. Foto: O Olho Imagens

No Piauí há quatro hemocentros fixos, mas geralmente o HEMOPI – Hemocentro do Piauí – faz visitas e campanhas móveis em várias cidades do estado.

Os endereços são:

HEMOCENTRO DE TERESINA – Rua 1º de maio, 235, Centro, vizinho ao Hospital Getúlio Vargas. Telefones: (86) 3221-8319; (86) 3221-8320; (86) 3221-3852; (86) 3221-4989.

Publicidade

HEMOCENTRO DE PARNAÍBA – Praça Antônio do Monte, sem número, Centro. Telefone: (86) 3321-2854.

HEMOCENTRO DE PICOS – Praça Dr. Antenor Neiva, s/n, vizinho ao Hospital Regional Justino Luz. Telefone: (89) 3422-2138.

HEMOCENTRO DE FLORIANO – Rua João Dantas, 1161. Telefone: (89) 3522-2020.

 

O Olho

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS