Connect with us

GERAL

Famílias afetadas pela ferrovia Transnordestina aguardam por indenizações

Publicado

em

Para que a ferrovia Transnordestina se transforme de fato em uma realidade no Piauí, várias famílias terão que deixar suas propriedades. A ferrovia passará por 19 municípios no Piauí, 29 cidades no Ceará e 35 em Pernambuco. A malha de 1.753 km ligará o sertão do Piauí (Eliseu Martins) aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.

Entretanto, as famílias que serão afetadas pela obra e residem no município de São Francisco de Assis do Piauí estão apreensivas com a chegada das máquinas na localidade Vereda Cumprida, zona rural do município, porque até hoje não foram indenizadas. Os moradores afirmam que há três anos aguardam pelas indenizações.

A empresa CWR, que vai executar a obra em São Francisco de Assis do Piauí, disse ter sido informado por representantes da empresa Civilport Engenharia,- empreiteira que assumiu os canteiros de obras da ferrovia no Piauí -, que as famílias já tinham sido indenizadas e que era para dar início a execução da obra. Procurados pelas famílias, a empresa CWR decidiu não dar início às obras no local.

Obras da Ferrovia Transnordestina Foto: reprodução internet

“As famílias afetadas estão dizendo que não foram indenizadas. Só vou dar início à obra quando estiverem realmente confirmadas as indenizações”, explicou Ênio Wendling, proprietário da CWR. As máquinas da empresa estão paradas na localidade Vereda Cumprida, há mais de uma semana.

Máquinas paradas na comunidade Vereda Cumprida, em São Franciso de Assis do Piauí

A assessoria da Transnordestina Logística SA, informou ao Portal AZ “não saber porque às máquinas da CWR já estão no município, se as indenizações ainda não foram confirmadas”.

Publicidade

O secretário de Transportes do Estado, Avelino Neiva, informou que de fato as indenizações ainda não foram pagas. “Essa é uma questão morosa, porque tem vários órgãos envolvidos nesse processo como, DNIT, INCRA, DNOCS, e não somente a Secretária de Transportes. Então esses processos referentes às indenizações não tem prazo para terminar”, afirmou.

Existem casos em que os valores foram contestados e os proprietários aguardam correção judicial. Há quem tenha recebido a proposta de R$ 18,00 como indenização por sua propriedade, em outros povoados do Piauí. Contudo, há informações de que o dinheiro das indenizações de algumas famílias, já está nas contas bancárias dessas pessoas.

“O dinheiro da indenização de algumas famílias já foram depositados, mais essas famílias ainda não foram comunicadas porque a Comarca de Conceição do Canindé, que abrange essa região, não tem juiz. E para retirar ou sacar o dinheiro é necessário que o juiz autorize através de um alvará.”, explica Sancha Maria Passos Mattos, secretária do Fórum de Conceição do Canindé.

As obras da Transnordestina, que é uma das principais obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), estão paradas no Piauí desde setembro de 2013, devido à rescisão de contrato entre concessionária (Transnordestina Logística SA) e construtora (Odebrecht). A previsão é de que a obra seja concluída até setembro de 2016.

Fonte: Portal AZ

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS