Connect with us

GERAL

Farmácia está sem fornecer remédios para diabéticos há dois meses no PI

Publicado

em

Os pacientes que sofrem com diabetes e precisam da Farmácia de Medicamentos Excepcionais para receber o remédio e fazer o tratamento da doença estão sem receber a medicação. Há dois meses, o órgão deixou de disponibilizar 26 medicamentos e muitos deles estão em falta desde agosto do ano passado, segundo a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). Conforme a Sesapi, o problema é resultado de uma dívida deixada pela gestão anterior que soma mais de R$ 9 milhões.

Atualmente, a Farmácia de Medicamentos Excepcionais atende em média 1.500 diabéticos no estado.

A situação é dramática poara quem precisa do medicamento e não pode contar com o órgão. Pacientes como a dona de casa Maria das Dores Olegares, que foi diagnosticada como diabética há cinco anos, já está há mais de dois meses sem tomar insulina, medicamento que ela recebe da farmácia.

“Estou me sentindo muito mal esses dias, tontura, fraqueza nas pernas, cansaço. Isso tudo é resultado de dois meses sem tomar o remédio. Aqueles que eu recebo no posto eu estou tomando, mas o específico que a farmácia disponibiliza que é o principal não estou tomando”, disse.

A obrigação de dispensar medicamentos especiais na Farmácia deixou de ser responsabilidade da prefeitura de Teresina para ser do governo estadual. Segundo a Associação dos Diabéticos, o medicamento não faltava, mas nos últimos dois meses o estoque zerou.

Publicidade

De acordo com o gerente de assistência farmacêutica da Sesapi, Maurício Reis, são 26 medicamentos que estão em falta na Farmácia de Medicamentos Excepcionais, muitos deles desde agosto do ano passado. Ainda segundo ele, o órgão está tenteando negociar os débitos para voltar a disponibilizar para os pacientes e garante que “na segunda quinzena de março a Farmácia entregará os medicamentos para os pacientes”, disse.

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS