Connect with us

GERAL

Fonoaudiólogo ministra capacitação para agentes de saúde em Patos do PI  

Publicado

em

Foi realizada, na última Sexta-feira, 11, uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS, sobre a atuação fonoaudiológica na Atenção Básica, tendo  em vista, que a especialidade se encontra disponível desde o início o mês no município, como parte do programa da Estratégia de Saúde da Família.

O evento visa ampliar o conhecimento dos agentes de saúde possibilitando-lhes uma  melhor compreensão do campo de atuação da fonoaudiologia, para assim  atuarem mais positivamente na promoção e prevenção de saúde fonoaudiológica no município.

A capacitação foi conduzindo pelo fonoaudiólogo Dr. Manoel Neto, que abordou  temáticas como  o que é fonoaudiologia,  áreas de atuação do fonoaudiólogo, ações realizadas na Atenção Primária à Saúde  quando orientar para a ida a este profissional, dentre outros.

Segundo informou a coordenadora de Saúde, Janete Dias, essa integração da fonoaudióloga com os ACSs é de grande importância, sendo essencial para se ter uma maior efetividade do serviço ofertado, já que, o Agente Comunitário de Saúde representa o elo entre a população e os profissionais das Equipes de Saúde da Família.

Os atendimentos de fonoaudiologia estão sendo realizados na unidade de saúde Aluízio Coelho dos Reis e  são direcionados à crianças e adultos portadores de necessidades especiais ou com dificuldades na linguagem, autismo, respirador oral,  disfagia,  perda auditiva, surdez,  difemia, fendas labiais e palatinas,  AVE,  Parkinson, Alzheimer, câncer de cabeça e pescoço.

Publicidade

A capacitação foi realizada com os ACSs da equipe de sede  e da localidade  Umbuzeiro. A  mesma será realizada, posteriormente,   com os ACSs do povoado Cajueiro.

 

     

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS