Connect with us

GERAL

Funasa acerta ampliação de adutora para abastecer o Piauí

Publicado

em

[ad#336×280] O presidente da Funasa, Henrique Pires, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, discutiram o projeto  ampliação da adutora de Campo Alegre de Lourdes, na divisa da Bahia com o Piauí, para levar água até o município piauiense de Caracol. A ampliação da obra é um pleito do deputado federal Jesus Rodrigues (PT).

A comunidade de Angico dos Dias, onde está sendo escavada a adutora, fica a apenas 11 km de Caracol. Com a extensão da adutora, as comunidades piauienses de Caracol, Jurema, Bonfim e Fartura, que sofrem com a seca, poderão receber água para o consumo humano.

“Discutimos com o ministro Fernando Bezerra a ampliação dessa obra, que é de suma importância para a população da região de Caracol, que tanto tem sofrido com os efeitos da seca”, afirma Henrique Pires.

Funasa e Codevasf têm buscado estreitar relações para estabelecer ações em conjunto. A fundação tem se aproximado das prefeituras para dar apoio na laboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), item imprescindível para que os municípios possam pleitear recursos do governo federal para investimentos em saneamento a partir de janeiro de 2016.

Para Henrique Pires, uma maior integração entre as ações realizadas pelas duas instituições “poderá economizar tempo, mão de obra e orçamento, evitando a sobreposição de ações e o desperdício de recursos humanos e materiais, proporcionando um melhor atendimento à população”. Segundo a legislação, o PMSB deve contemplar os quatro pilares do saneamento: tratamento de água, tratamento de esgoto, manejo e coleta de resíduos e destinação de águas pluviais.

Publicidade

Henrique Pires afirma que a Fundação já tem 635 planos contratados em todo o Brasil e explicou que a Fundação modificou o modo de apoiar os municípios, antes os recursos eram repassados diretamente para as cidades elaborarem o Plano, mas como há escassez de mão de obra qualificada, a Fundação passou a firmar Termos de Compromisso com instituições com notório saber como Universidades, Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (Creas) para que essas realizem capacitações nos municípios, visando capacitar técnicos e gestores municipais para a elaboração do Plano.

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS