Connect with us

Geminiano

Geminiano realiza a II Audiência de elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (12), por volta de 14h, o município de Geminiano-PI sediou a 2ª Audiência Pública para elaboração do Plano Municipal Integral de Resíduos Sólidos. O evento foi realizado na sede do Núcleo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Participaram da audiência pública o prefeito de Geminiano, Erculano Carvalho, o presidente da Câmara Municipal, Chico Antão, a primeira-dama, Leda Carvalho, os secretários municipais: Érica Carvalho (Educação), Fábio Araújo (Cultura), Eufrásia Nascimento (Agricultura), Faustino (Infraestrutura), e ainda, o Dr. Ricardo Araújo (chefe de gabinete), Nicolau Moura (controlador), representantes da sociedade civil organizada e a população em geral.

A Audiência Pública de elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos tem por objetivo apresentar os elementos técnicos para construção do mesmo e explicar todo o processo.

“Hoje realizamos a segunda Audiência Pública, e em seguida, a Conferência que é a última etapa. Damos continuidade e apresentamos os pontos técnicos que serão necessários para elaboração do projeto, bem como a responsabilidade do comitê que acompanha todo o processo e após a conferência encaminha o projeto para a Câmara de Vereadores para ser votado e executado. Mediante o cumprimento de todas as etapas, o prefeito poderá receber recursos da União para custear aterros e manutenção dos resíduos sólidos”, disse a assessora técnica de elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Iohana Sá.

Iohana Sá

Publicidade

O prefeito de Geminiano, Erculano Carvalho, destacou que o município vem cumprindo todas as etapas rumo a gestão consciente e segura dos resíduos sólidos.

Prefeito Erculano Carvalho

“Sabemos que hoje a situação do lixo é um dos problemas mais críticos do país. O Governo está solicitando que todos os municípios façam seus aterros sanitários, mas é uma ação que demanda recursos, muito dinheiro e os municípios não tem como arcar. Em Geminiano estamos fazendo a nossa parte, já realizamos duas audiências e estamos em preparação para a Conferência, onde vamos mobilizar toda a comunidade para participarem do nosso Plano”, disse.

Elaboração

Na etapa de elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos o município já realizou duas audiências, a primeira ainda no dia 25 de outubro. A próxima etapa será a promoção da Conferência que acontece no final de novembro. Posterior ao evento, o projeto será enviado para a Câmara Municipal para apreciação e votação.

Publicidade

Participantes da audiência

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS