Connect with us

GERAL

Gilmar Mendes proíbe TRT do Piauí de bloquear a conta única do Estado

Publicado

em

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar  do governo do Piauí determinando a suspensão de todos os processos em curso e de decisões judiciais proferidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT- PI) que resultaram no bloqueio, penhora e liberação de valores da conta única estadual. De acordo com o STF, o montante bloqueado seria destinado ao pagamento de condenações provenientes de obrigações trabalhistas com a Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi).

Na ação, o Estado alega que as decisões da Justiça do Trabalho violam preceitos constitucionais fundamentais, como a independência dos Poderes e o princípio federativo, além de ferir a Constituição no artigo que veda o remanejamento de verbas sem autorização legislativa.

De acordo com o procurador-geral do Estado, Plínio Klerton, nos últimos  4 meses foram bloqueados das contas do governo o equivalente a R$ 3 milhões. “Vários juízes trabalhistas têm bloqueado a conta única do estado nos últimos 4 meses e cerca de R$ 3 milhões foram bloqueados para pagamento de servidores da Emgerpi. O governo do Estado alegou que essa penhora estava ocorrendo de forma irregular. Existe uma previsão orçamentária para uma demanda da Emgerpi como o pagamento do servidor, fornecedores e obras”, afirmou ao Cidadeverde.com.

Plínio reforçou que as decisões chocam com a Constituição. “Essas decisões vão contra a Constituição, que prevê que qualquer dotação orçamentária tem que ser determinada por lei. O ministro Gilmar Mendes reconheceu isso”, declarou.

Gilmar Mendes destacou que a fundamentação das decisões questionadas, no sentido de que os valores bloqueados são, em verdade, de propriedade da Emgerpi, é incompatível com os princípios constitucionais do orçamento público. Segundo o ministro, isso contraria a Constituição, que veda o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa.

Publicidade

“O bloqueio indiscriminado de provisões, da forma apontada pelo requerente [governador], tende, portanto, a desvirtuar a vontade do legislador estadual e a violar os princípios constitucionais do sistema financeiro e orçamentário”, disse.

O ministro afirmou ainda que as ordens de penhora constituem, ainda, “aparente interferência indevida” do Poder Judiciário em deliberações orçamentárias, em desacordo com os princípios da independência e da harmonia entre os Poderes.

“A análise prévia, portanto, indica que as decisões questionadas vão de encontro a preceitos fundamentais, bem como podem comprometer as finanças do estado e acarretam dificuldades na execução orçamentária”, disse o ministro.

Yala Sena (Com informações do STF)

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS