Connect with us

GERAL

Governador assina ponto facultativo para servidoras no Dia da Mulher

Publicado

em

O Governador Wellington Dias (PT) assinou decreto tornado ponto facultativo para mais de 26 mil servidoras públicas estaduais da capital e interior no dia 08 de março, dia que se comemora o Dia Internacional da Mulher, em forma de protesto como situação de violência, discriminação, pouco espaço em cargo de poder e salários menores do que o dos homens.

Wellington Dias afirmou que há um movimento mundial que quer chamar a atenção para a pauta das mulheres. Segundo ele, foi organizado no mundo inteiro no Dia Internacional da Mulher um movimento Para Mulher.

Wellington Dias disse que o Governo do Estado do Piauí decidiu aderir ao movimento internacional Para Mulher levando em conta os vários programas que o Governo tem nessa área de proteção a mulher e reconhecendo a importância desse trabalho, o Piauí vai se somar ao movimento global.

“Sei da importância da mulher no Piauí e com certeza, com isso, o estado do Piauí se coloca participando desse momento comprometido com a pauta da mulher˜, declarou o governador.

Wellington Dias afirmou ainda que o Governo do estado possui 56 mil servidores, sendo 42% mulheres.

Publicidade

“Nós vamos parar”, declarou a vice-governadora do Piauí Margarete Coelho que foi peça decisiva para que Wellington Dias assinasse o ponto facultativo para que servidoras públicas estaduais parassem no dia 8 de março.

No dia 8 de março, o governo do estado também vai lançar um aplicativo chamado Salve Maria que permite a mulher e os vizinhos baixarem em seus telefones celulares, tablets e computadores o aplicativo que funciona como uma espécie de botão de pânico para denunciar agressões contra mulheres e estupros de criança.

Margarete Coelho declarou que homens e mulheres podem baixar o aplicativo Salve Maria gratuitamente em seus celulares, tablets e computadores que permitem duas possibilidades de ação, um botão que funciona como botão de socorro, uma espécie de SOS que no momento em que a mulher ou qualquer outra pessoa acione esse botão dispara um sinal sonoro estridente numa central de atendimento montada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública que georeferencia e aponta em que local da cidade a mulher está sofrendo a violência.

“Disparado o alarme, imediatamente a viatura da polícia que estiver mais próxima se desloca até o local aonde a mulher está  para prestar o socorro e prender o agressor”, disse.

A segunda opção dada pelo aplicativo é para que o vizinho que perceba que o homem está agredindo a mulher ou uma criança acione a segunda opção e no seu celular, tablet ou computador abre quatro possibilidades que ele vai informar para a polícia. Esse alarme também dado pelos vizinhos é georreferenciado e a viatura se desloca para o local da agressão da mulher ou da criança para prender o agressor.

Publicidade

“Quem recebe esse alarme é a central da secretaria estadual de segurança pública. As pessoas que vão trabalhar nessa central estão sendo treinadas neste momento. Na central dispara um alarme bem ruidoso, uma sirene e imediatamente uma viatura mais próxima se dirige ao local da violência contra mulher ou criança”, declarou Margarete Coelho.

CCom

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS