Connect with us

GERAL

Governo distribui sementes e palma para pequenos criadores

Publicado

em

A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) está realizando a distribuição de sementes para os agricultores dos municípios do Piauí que sofreram perdas em sua produção por causa da estiagem. A entrega teve início ontem, no valor total do investimento de R$ 2,5 milhões. Segundo o secretário Francisco Limma, serão 300 toneladas de sementes de grãos, mais maniva de mandioca e palma forrageira, que estão sendo distribuídas para 70 mil agricultores, principalmente no semiárido.

O secretário frisou que os agricultores inscritos no programa Seguro Garantia Safra terão prioridade para receberem as sementes. Ele destacou que serão distribuídas sementes de arroz, feijão, milho, sorgo, mandioca e, pela primeira vez, palma, que serve de ração para alimentar o gado. “É com essa palma que estão sustentando o rebanho. É própria para forrageira e constatamos que é muito boa para manter o gado”, adiantou. Segundo dados da Federação da Agricultura do Estado do Piauí, aproximadamente 50% do rebanho bovino, caprino e ovino do Piauí morreu com seca dos últimos quatro anos.

Francisco Limma afirmou que o atendimento será feito nos 224 municípios do Estado, para os agricultores familiares beneficiados com o Plano Brasil Sem Miséria e inscritos no Programa Garantia-Safra. As sementes são recebidas, primeiro, nas regionais do Emater e depois seguem para os municípios, onde serão entregues através da organização de uma comissão formada por representantes dos diversos órgãos, Secretarias Municipais de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e outras entidades.

Limma acredita que ainda há tempo para plantar e retomar a lavoura. Boa parte dos agricultores não tinha preparado a terra, por conta da escassez das chuvas. Para a distribuição nos municípios, é levada em consideração a situação climática de cada região, a quantidade de estabelecimentos agrícolas e ações de continuidade como assistência técnica. Foram adquiridas 200 toneladas de feijão caupi, 60 toneladas de sementes de milho e 178.571 mudas de caju anão precoce.

Vão ser distribuídos 500 metros cúbicos de maniva (mandioca),10 toneladas de sorgo e um total de 1.333.333 mudas /raquetes de palma forrageira. “Cada regional vai receber 150 mil mudas de palma forrageira. Serão atendidos cerca de 30 agricultores, cada um receberá 5 mil raquetes como experiência para multiplicação de mudas de palma forrageira para alimentação animal”, explicou o secretário.

Publicidade

 

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS