Connect with us

DESTAQUES

Governo do Piauí analisa projeto que abrigaria no Estado venezuelanos vindos de Roraima

Publicado

em

O Governo do Piauí recebeu nessa quinta-feira (08/11) alguns representantes da Organização Internacional de Imigrações (OIM) para discutir uma proposta de abrigar venezuelanos no Piauí. O projeto faz parte das Nações Unidas e já discutiu com outras regiões a interiorização das famílias refugiadas, que saíram do país por condições sócio-econômicas. O Estado foi convidado a participar.

Segundo a Superintendência de Representação do Piauí (Surpi), a proposta de interiorização do Governo Federal é conduzida por um subcomitê que envolve Ministérios e a ideia é expandir as “oportunidades de locais para a interiorização dos venezuelanos que estão em Boa Vista e Pacaraima [em Roraima]”, explicou Guilherme Otero, um dos representantes da OIM. O projeto discute ainda a possibilidade de abrigo ou trabalho dentro do Estado.

Os representantes do órgão buscam avaliar as chances de integração e oportunidades para as famílias venezuelanas que viriam ao Piauí. Eles querem “desafogar um pouco o estado de Roraima, que está bastante sobrecarregado. Atualmente, cerca de 2,9 mil pessoas já foram deslocadas e o governo gostaria de, até o fim deste ano, chegar a 3,2 mil. Essa é a meta”, continuou Otero.

O superintendente da Surpi, Roberto John, disse que a questão será analisada com o Governador Wellington Dias e a Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc). “Vamos ver a nossa capacidade de suporte do ponto de vista da recepção e os nichos de possibilidade de ocupação, seja no agronegócio, seja na mineração, empresas ou serviços”, afirmou o gestor.

No entanto, John acredita que, com a qualificação mais detalhada de cada um desses venezuelanos, seria mais viável a avaliação das áreas adequadas para absorvê-los. Ele concluiu que o projeto discutido é importante pela relevância humanitária da ação e que o estado do Piauí poderia ganhar com as novas experiências.

Publicidade

Fonte: Oito e Meia/Com informações do Governo do Piauí 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS