Connect with us

GERAL

Governo e professores da Uespi se reúnem, mas greve continua no Piauí

Publicado

em

Os grevistas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o secretário do governo do estado, Franzé Silva, voltaram a se reunir na manhã desta terça-feira (24) para discutir as propostas apresentadas pelas categorias. Uma reunião foi iniciada na segunda-feira (23), mas foi interrompida pelo secretário por conta de desentendimento entre as partes. A greve na instituição já dura mais de um mês.

De acordo com o secretário, o governo apresentou suas propostas e agora espera uma posição dos grevistas para que a situação seja resolvida.

“Nós estamos avançando nas negociações, mas o que há de ruim é que a cada reunião aparecem novas pontos e pautas, isso dificulta. O governador esteve com representantes de alunos, docentes, servidores administrativos e apresentou quais eram as saídas e os limites que o governo poderia estabelece. Infelizmente, não houve entendimento ao que o governo propôs”, falou para o G1.

O gestor explicou que o governo já retirou a Uespi da lei de lotação, concedeu as correções dos professores que terminaram mestrado e doutorado e aumentou as bolsas dos discentes.

“O governador colocou uma proposta para os professores efetivos de se criar uma comissão que vai trabalhar concomitantemente com o PDI (Comissão Central de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional) para fazer concursos. Agora estamos esperando que os grevistas façam suas assembleias para nos dar um posicionamento”, disse.

Publicidade

Josinaldo Oliveira, vice-presidente da Associação dos Docentes do Ensino Superior da Uespi (Adcesp), afirmou que os professores cobram o cumprimento de todas as portarias publicadas em 2015 e 2016, que determina o pagamento do retroativo e mudança de regime.

“O governo vem ferindo o plano de cargos e carreiras, com defasagem salarial de 28%. Temos professores esperando há um ano mudança de regime. Queremos alguma sinalização do estado com relação a isto”, disse.

Ainda segundo Josinaldo, o secretário Franzé Silva se comprometeu a pagar as bolsas dos estudantes em dias. Sobre a segurança e melhorias nos campi da Uespi, os professores estiveram reunidos ontem com a reitoria para analisar as propostas de investimentos dos recursos do Banco Mundial.

G1

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS