Connect with us

GERAL

Governo Federal amplia programa ‘Mais Médicos’ em 31 cidades do Piauí em 2015; veja a lista

Publicado

em

Reportage do UOL na tarde desta quinta-feira (15/01), traz a lista divulgada pelo Governo Federal de mais cidades que receberão médicos do programa ‘Mais Médicos’ em 2015.

Segundo reportagem, o anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, que vai ampliar o programa Mais Médicos em até 1.500 municípios. A oferta de novas vagas compreende as cidades que já participam de programa e 424 novos municípios que ainda não estavam no programa.

VEJA A MATÉRIA
Outra mudança é a incorporação do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) no Mais Médicos. A partir de agora os candidatos brasileiros às vagas do Mais Médicos poderão escolher entre os benefícios do programa (moradia e bolsa de R$ 10 mil) ou um bônus de 10% de pontuação adicional na prova para residência, que é previsto no Provab. A intenção do ministério é diversificar o quadro de profissionais no Mais Médicos porque, em geral, o Provab atrai recém-formados.

O edital com as novas vagas será publicado amanhã (16) e as inscrições ficam abertas até 29 de janeiro. A expectativa do governo é iniciar as atividades dos médicos selecionados pelo programa a partir de março. O governo fará até três chamadas dos profissionais e o processo todo deve ser concluído até junho.

Cada profissional poderá optar por até quatro municípios. Veja aqui a lista dos 1.500 municípios que poderão ter o número de médicos ampliados. Os que não ficarem em nenhum dos municípios escolhidos terão outras duas chances de escolher vagas remanescentes.

Publicidade

Os números finais de quantos médicos selecionados e municípios beneficiados pelo programa só serão conhecidos em fevereiro após a confirmação das prefeituras que confirmarem a ampliação do Mais Médicos.

Segundo o Ministério da Saúde, o país possui atualmente 1,8 médicos por mil habitantes. O índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). A distribuição de médicos no Brasil também é bastante desigual. Em 22 Estados, o número de médicos fica abaixo da média nacional. Ainda segundo o ministério, atualmente 50 milhões de pessoas são beneficiadas pelo Mais Médicos. A meta do governo é ter 2,7 médicos por mil habitantes até o ano de 2026.

LISTA DAS CIDADES EM TODO O BRASIL

LISTA DAS CIDADES NO PIAU
Água Branca
Alto Longá
Barras
Brasileira
Cabeceiras do Piauí
Caxingó
Cocal
Currais
Demerval Lobão
Esperantina
Francisco Santos
Guadalupe
Inhuma
Itainópolis
Joaquim Pires
Luís Correia
Manoel Emídio
Marcolândia
Murici dos Portelas
Oeiras
Padre Marcos
Parnaíba
Pedro II
Piracuruca
Piripiri
Prata do Piauí
São Francisco do Piauí
São Pedro do Piauí
União
Valença do Piauí
Vera Mendes

Fonte: 180graus, com informações do Uol

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS