Connect with us

GERAL

Governo lança vacinação contra febre aftosa no sábado (07)

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi), lança oficialmente, neste sábado (7), a I Etapa da Vacinação contra a Febre Aftosa 2016. O evento, que faz parte do calendário nacional, será realizado na Fazenda Pura Fruta e contará com a presença do governador Wellington Dias.

Segundo o diretor da Adapi, Antoniel de Sousa, os animais já começaram a ser vacinados. “O período de vacinação é de 1 a 31 de maio. Como nossa meta é chegar aos 100% de bovinos e bubalinos imunizados, já iniciamos a vacinação. Após essa fase, vem a certificação, realizada de 1 a 15 de junho, que comprova a vacinação dos animais”, explica Antoniel.

O Piauí foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2014, como área livre de febre aftosa com vacinação e está entre os 10 estados que mais avançaram no que diz respeito à erradicação da doença. “O foco agora é obter, até o ano de 2020, o reconhecimento do status de livre da doença sem vacinação”, destaca o diretor da Adapi.

Ainda de acordo com Antoniel de Sousa, o que também vem sendo estudado é a mudança de estratégia de vacinação no Piauí. “Atualmente, a vacinação é feita duas vezes por ano. O Mapa está avaliando a proposta de se realizar a imunização apenas em uma etapa, já que há muito tempo o estado não apresenta nenhum caso da doença. O governo vem se esforçado para ser um estado totalmente livre da aftosa, valorizando, dessa forma, o seu rebanho e os agropecuaristas”, ressalta o diretor.

Os avanços de zonas e países com status reconhecido livre da doença foi um dos temas abordados na 43ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada no mês de abril, em Punta del Este, Uruguai. No evento, onde a Adapi representou o Piauí, foi mostrado que o território piauiense, juntamente com Sergipe, foi o estado do Nordeste que mais avançou no combate à doença.

Publicidade

Governo do Piauí

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS