GT Romaria da Terra faz visita a comunidades da Serra da Capivara atingidas pela mineração
Publicado por: Jaqueline Figueredo | Data: 17/07/19

GT Romaria da Terra faz visita a comunidades da Serra da Capivara atingidas pela mineração

Entre os dias 09 e 11 de julho, o GT Romaria da Terra realizou a segunda expedição às famílias atingidas pelas ações das empresas de mineração que organizam seu trabalho no território da Serra da Capivara, totalizando sete municípios. A primeira foi feita no mês de abril, quando foram de encontro à Serra do Araripe, onde está a empresa de energia eólica.

Fez parte da equipe o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio. De acordo com ele, o objetivo principal é ir de encontro às lamentações do povo e, de alguma maneira, buscar soluções para o problema.

“Estivemos com as secretarias do Governo do Estado do Piauí visitando as áreas que foram impactadas pelos grandes projetos econômicos aqui no Estado e agora fizemos uma segunda visita na região da Serra da Capivara, que compreende sete municípios. Tínhamos por finalidade ir ao encontro das famílias impactadas pelo projeto da mineração. Nós ouvimos o povo, que era o objetivo principal. Precisávamos ver de perto essa situação. Foram três dias para ouvir o povo em suas lamentações. Constantemente a gente percebe que o sofrimento é grande e o povo não sabe a quem se apegar”, disse ele.

Dom Plínio relatou ainda que a Igreja tem feito o que pode para amenizar a dor da população atingida por esse tipo de projeto econômico, mas que não é possível fazer muito.

“A Igreja se mantém presente, mas não pode respaldar o povo no que ele mais precisa, que é a garantia de que seus direitos não serão lesados, apesar de já terem sofrido bastante com o primeiro contato que tiveram com as empresas que querem explorar tanto o ferro como o níquel naquela região”, declarou.

Ele afirmou que o próximo passo será enviar ao Governo do Estado um relatório a fim de que ele se sensibilize com a situação que a população tem vivenciado. “A gente sabe que a grande resposta está no Governo. É por isso que essas reivindicações serão apresentadas em relatório ao Governo do Estado e a gente espera que ele consiga encontrar uma saída eficaz para o povo. É uma situação bem difícil que, por mais que se faça, não dá para tirar do povo a dor que já sentem por terem suas terras invadidas, a desconsideração à dignidade desse povo. Foi uma experiência muito marcante e que muito nos preocupa”, afirmou pesaroso.

Neste último final de semana, nos dias 14 e 15, foi realizada a 14ª Romaria da Terra e da Água na cidade de Paulistana, pertencente ao Vale do Guaribas. Durante o evento, os participantes formularam resoluções para os problemas enfrentados pelo povo da Serra da Capivara a fim de adicionarem ao relatório que deve ser entregue, em breve, ao Governo do Estado.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Padre processa quatro religiosos por difamação no Piauí

O padre da Igreja Católica Apostólica Brasileira, Jocimar Silva, processou quatro religiosos do Piauí. O pároco afirma que sofreu difamação de padres de três cidades do Estado . Diferente da

GERAL

Presidente do TRE-PI convoca juízes eleitorais para encontro sobre eleições

Uma reunião com os juízes eleitorais do Piauí servirá para definir os procedimentos práticos que devem ser adotados pelos magistrados nas Eleições Gerais de 2018. Todos os juízes do estado

GERAL

Seca prejudica plantações no PI; Feijão, milho e mandioca são os mais atingidos

As condições climáticas adversas e a estiagem prejudicaram a safra agrícola piauiense – é o que constata estudo feito pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Piauí (GCEA/PI). Feijão,