GT Romaria da Terra faz visita a comunidades da Serra da Capivara atingidas pela mineração
Publicado por: Jaqueline Figueredo | Data: 17/07/19

GT Romaria da Terra faz visita a comunidades da Serra da Capivara atingidas pela mineração

Entre os dias 09 e 11 de julho, o GT Romaria da Terra realizou a segunda expedição às famílias atingidas pelas ações das empresas de mineração que organizam seu trabalho no território da Serra da Capivara, totalizando sete municípios. A primeira foi feita no mês de abril, quando foram de encontro à Serra do Araripe, onde está a empresa de energia eólica.

Fez parte da equipe o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio. De acordo com ele, o objetivo principal é ir de encontro às lamentações do povo e, de alguma maneira, buscar soluções para o problema.

“Estivemos com as secretarias do Governo do Estado do Piauí visitando as áreas que foram impactadas pelos grandes projetos econômicos aqui no Estado e agora fizemos uma segunda visita na região da Serra da Capivara, que compreende sete municípios. Tínhamos por finalidade ir ao encontro das famílias impactadas pelo projeto da mineração. Nós ouvimos o povo, que era o objetivo principal. Precisávamos ver de perto essa situação. Foram três dias para ouvir o povo em suas lamentações. Constantemente a gente percebe que o sofrimento é grande e o povo não sabe a quem se apegar”, disse ele.

Dom Plínio relatou ainda que a Igreja tem feito o que pode para amenizar a dor da população atingida por esse tipo de projeto econômico, mas que não é possível fazer muito.

“A Igreja se mantém presente, mas não pode respaldar o povo no que ele mais precisa, que é a garantia de que seus direitos não serão lesados, apesar de já terem sofrido bastante com o primeiro contato que tiveram com as empresas que querem explorar tanto o ferro como o níquel naquela região”, declarou.

Ele afirmou que o próximo passo será enviar ao Governo do Estado um relatório a fim de que ele se sensibilize com a situação que a população tem vivenciado. “A gente sabe que a grande resposta está no Governo. É por isso que essas reivindicações serão apresentadas em relatório ao Governo do Estado e a gente espera que ele consiga encontrar uma saída eficaz para o povo. É uma situação bem difícil que, por mais que se faça, não dá para tirar do povo a dor que já sentem por terem suas terras invadidas, a desconsideração à dignidade desse povo. Foi uma experiência muito marcante e que muito nos preocupa”, afirmou pesaroso.

Neste último final de semana, nos dias 14 e 15, foi realizada a 14ª Romaria da Terra e da Água na cidade de Paulistana, pertencente ao Vale do Guaribas. Durante o evento, os participantes formularam resoluções para os problemas enfrentados pelo povo da Serra da Capivara a fim de adicionarem ao relatório que deve ser entregue, em breve, ao Governo do Estado.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Picos tem a terceira maior taxa de suicídio do Piauí

O Estado do Piauí apresenta uma taxa de 57% maior que a média nacional no número de suicídios. O nosso estado é o 12º na classificação nacional, indo contra a

Simões 0 Comments

SIMÕES 62 ANOS | Assistência Social promove baile para grupo de idosos

Nesta terça-feira, 19, em comemoração ao 62º aniversário de emancipação política do município de Simões, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu em praça publica o ‘Baile

NOTÍCIA DESTAQUE

Projeto quer proibir corte de água e de energia aos finais de semana no Piauí

Um Projeto de Lei apresentado nessa terça-feira (12), pelo deputado estadual Fábio Novo (PT), defende a proibição do corte no fornecimento de água e energia às sextas-feiras, sábados e domingos